“Só de ver a Gente Aprende”: Uma Etnografia dos Saberes e Práticas Alimentares de Mulheres que vendem Comida em Santarém/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.95104

Palavras-chave:

Venda de comida, Santarém, Trabalho, Mulheres, Etnografia

Resumo

RESUMO: O ato de comer e de preparar alimentos é repleto de sentidos pessoais, sociais, econômicos e psicológicos que envolvem saberes e técnicas adquiridos durante a vida e fornecem dados relevantes sobre a identidade dos povos. O objetivo deste artigo é analisar as escolhas alimentares que envolvem a atividade econômica de venda de comida aqui chamada de “botar banca”, desenvolvida por mulheres em bairros populares de Santarém/PA, tais como: a transmissão do conhecimento, os modos de preparar e armazenar a comida e as relações de sociabilidade em torno da banca. O botar banca é uma atividade econômica de venda de comida que ocorre em cima de uma mesa de madeira posicionada em frente à casa das vendedoras. Essa pesquisa se mostra relevante por se propor a analisar, a partir do “botar banca”, como hábitos alimentares que se constituem no silêncio das cozinhas falam sobre modos de vida, organização social e a identidade da população local.

 

PALAVRAS-CHAVE: Venda de comida. Santarém. Trabalho. Mulheres. Etnografia

 

ABSTRACT: The act of eating and preparing food is full of personal, social, economic and psychological meanings that involve knowledges and techniques acquired during life and provide relevant data about peoples' identities. The purpose of this article is to analyze the food choices that involve the economic activity of selling food here called “botar banca”, developed by women in low class neighborhoods of Santarém/PA, such as: the transmission of knowledge, the ways of preparing and storing food, and social relations around the selling table. Botar banca is a food selling economic activity that takes place on a wooden table in front of the sellers' house. This research proves its relevance by aiming to analyze, through the “botar banca”, how eating habits that take place in the silence of kitchens talk about ways of life, social organization and the identity of the local population.

KEYWORDS: Food selling. Santarem. Work. Women. Ethnography

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Biografia do Autor

Marla Elizabeth Almeida Reis, Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas. E Doutoranda em Antropologia Social pela mesma instituição.

Raquel Wiggers, Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas

Solon Pessoa Godinho Neto, Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará e mestrado em andamento em Sociologia ela Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2019-12-21

Como Citar

REIS, M. E. A.; WIGGERS, R.; GODINHO NETO, S. P. “Só de ver a Gente Aprende”: Uma Etnografia dos Saberes e Práticas Alimentares de Mulheres que vendem Comida em Santarém/PA. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 51, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.95104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/95104. Acesso em: 29 mar. 2024.