Escrituras hipermidiáticas e as metamorfoses da escrita etnográfica no Banco de Imagens e Efeitos Visuais

Autores

  • Cornelia Eckert BIEV/PPGAS/UFRGS
  • Ana Luiza Carvalho da Rocha BIEV/PPGAS/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9254

Resumo

Descrevemos nesta oportunidade nossa experiência de inserir, em página WEB, a produção de documentos etnográficos sobre as transformações na paisagem urbana de Porto Alegre inventariados no Banco de Imagens e Efeitos Visuais/BIEV, pesquisa com novas redes eletrônicas e digitais que fomentam um museu virtual no site que tem por endereço www.estacaoportoalegre.ufrgs.br projeto desenvolvido no Laboratório de Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS. Trata-se de banco de conhecimento que congrega os resultados do Projeto Integrado “Estudo antropológico de itinerários urbanos, memória coletiva e formas de sociabilidade no mundo urbano contemporâneo” que tem como núcleo comum o estudo do caráter temporal da experiência humana presente ao mundo contemporâneo e as suas repercussões nas práticas e saberes que os indivíduos e grupos urbanos constroem em suas relações com a cidade.

O site é uma proposta de exposição de coleções de documentos etnográficos em telas que se afastam da idéia de recuperação de uma história linear de estilos de "viver a cidade" segundo a realização racional de periodização do tempo no tratamento espacial da memória. Neste ponto, cortes e rupturas têm sido tomados aqui como elementos indutores de narrativas etnográficas do e no meio urbano de Porto Alegre uma vez que, através de ambas as ações, os usuários exploram o conhecimento local do fenômeno do "desencaixe" do tempo e do espaço tão característico da Modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-03

Como Citar

ECKERT, C.; ROCHA, A. L. C. da. Escrituras hipermidiáticas e as metamorfoses da escrita etnográfica no Banco de Imagens e Efeitos Visuais. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 7, n. 16, 2006. DOI: 10.22456/1984-1191.9254. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9254. Acesso em: 28 mar. 2024.