Inventariando a grafia da luz nas dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - UFRGS

Autores

  • Alfredo Barros
  • Cornelia Eckert BIEV - PPGAS - UFRGS
  • Édison Gastaldo
  • Liliane Guterres
  • Adriane Rodolpho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9195

Resumo

Em 1956, o antropólogo Marvin Harris de Columbia University, publicou Town and Country in Brazil, uma bela etnografia sobre uma cidade no interior do Estado da Bahia. Harris descreve a história da decadência de Minas Velhas, que nasceu da aventura pelo ouro no século XVIII, perdendo para outras vilas vizinhas, como Vila Nova, o estatuto de centro produtivo e aglutinador em torno de uma mercado econômico e centro cultural florescente.

 

Em 1959 o historiador Fernand Braudel, fascinado por explicar como se tece a vida dos homens no processo das mudanças temporais e históricas, as transformações sobrevindas as tradições, as efervescências e as reticências, as recusas, as cumplicidades e abandonos, reanalisa a obra de Harris em "Dans le Brasil Bahianais: le présent explique le passé". Criticando a fraca perspectiva comparativa, Braudel, entretanto, homenageia com esta releitura a obra de fôlego do antropólogo Harris, lastimando apenas a inexistência de qualquer ilustração, sobretudo a ausência total de fotografias, que sem dúvida, pondera ele, o livro mereceria conter.

 

Esta breve referência nos imerge no campo que gostaríamos de abordar, o da utilização da fotografia nos textos antropológicos. Os pêsames de Braudel à Harris apenas elucida o quanto a fotografia já era importante como fonte ilustrativa do contexto descrito desde os primeiros grandes antropólogos deste século. Bronislaw Malinowski, Evans-Pritchard, Gregory Bateson, Margaret Mead e tantos outros fizeram uso da fotografia em suas experiências etnográficas e na elaboração de uma antropologia descritiva aprofundada, como sugere Samain, em relação as fotografias e as legendas usadas por Malinowski (SAMAIN, 1995:27).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Barros

Downloads

Publicado

2004-12-01

Como Citar

BARROS, A.; ECKERT, C.; GASTALDO, Édison; GUTERRES, L.; RODOLPHO, A. Inventariando a grafia da luz nas dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - UFRGS. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 5, n. 11, 2004. DOI: 10.22456/1984-1191.9195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9195. Acesso em: 29 mar. 2024.