Oficina de fotografia pinhole: entre imagens e etnografia da fala

Autores

  • Paula Biazus BIEV - PPGAS - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9193

Resumo

A análise apresentada neste trabalho, a partir de uma bibliografia sobre performance, encontra-se situada mais especificamente em uma etnografia da fala. Trata-se de uma situação específica, uma oficina fotográfica, experiência construída socialmente, o objeto do presente trabalho. Pretendo analisar a fotografia como força narrativa e como exercício de conceituação em uma construção de conhecimento sobre o mundo. A ação de descobrir essa capacidade interpretativa surge na interação dos participantes com a técnica, através de suas próprias imagens e as significações atribuídas a partir de seus atos de fala.

 

Para essa análise, apresento alguns aspectos da minha etnografia na realização de uma oficina de fotografia pinhole (buraco de alfinete), técnica que trabalha com a construção de câmeras artesanais a partir de latas metálicas ou outros recipientes que possam ser isolados da entrada de luz. Pretendo utilizar o material etnográfico recolhido, nos meses de novembro e dezembro de 2004, durante uma oficina ministrada pelo grupo Lata Mágica nas dependências do Hospital Psiquiátrico São Pedro para uma turma de 17 alunos com idades, trajetórias e estilos de vida diferenciados. Essa atividade integra um projeto de maior escala, financiado através de concurso pelo Fumproarte/SMC/PMPA, onde mais três oficinas serão realizadas em diferentes bairros de Porto Alegre e finalizará com o lançamento de um catálogo e exposição contendo fotografias dos alunos. O grupo de fotógrafos Lata Mágica, do qual eu faço parte, desenvolve trabalhos envolvendo, constantemente, o ensino da presente técnica e a minha inserção no grupo é fundamental para salientar o lugar de onde parto para uma análise etnográfica, utilizando as experiências e vivências com os alunos para coleta de dados de pesquisa, construindo metodologicamente uma observação participante em que me encontro a todo o momento dividindo a prática do processo fotográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Biazus, BIEV - PPGAS - UFRGS

Downloads

Publicado

2004-12-01

Como Citar

BIAZUS, P. Oficina de fotografia pinhole: entre imagens e etnografia da fala. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 5, n. 11, 2004. DOI: 10.22456/1984-1191.9193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9193. Acesso em: 18 abr. 2024.