A narrativa e a captura do movimento da vida vivida

Autores

  • Cornelia Eckert BIEV - PPGAS - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.9184

Resumo

Aproximar a tradição de pesquisa em torno da cultura oral, inaugurada por estudiosos do folclore popular, dos estudos clássicos sobre narrativa no âmbito das sociedades complexas moderno-contemporâneas é um desafio, pois ela pode gerar constrangimentos epistemológicos e metodológicos para ambos os campos de conhecimento em termos das possíveis tensões paradigmáticas que podem vir a ser pontuada, como por exemplo, a irredutibilidade das diferentes tradições de pensamento, oral e escrito, que orientam a conformação de tais estudos.

 

Ao provocar o confronto dessas tradições na formação do pensamento antropológico nos nossos estudos sobre memórias coletivas e itinerários urbanos em Porto Alegre e outras cidades do Estado do Rio Grande do Sul, temos a intenção, mesmo que modesta, de contribuir para a compreensão das próprias fronteiras do conhecimento antropológico naquilo que o constitui, ou seja, o “lugar” atópico no interior do qual se inscreve o próprio trabalho de campo do antropólogo em sua intenção de compreender as formas de viver e de pensar de indivíduos e/ou grupos nas modernas sociedades complexas urbano-industriais.

 

Posto isso, lembremo-nos dos atos de leitura e de escrita, silenciosos e individuais, que a nossa própria tradição letrada exige para a formalização conceitual e teórica dos saberes e dos fazeres antropológicos acadêmicos. Ambos são convites para se pensar a figura do antropólogo como um certo tipo de narrador e, precisamente por essa razão, herdeiro de uma certa comunidade lingüística, ela própria uma comunidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cornelia Eckert, BIEV - PPGAS - UFRGS

Downloads

Publicado

2004-04-01

Como Citar

ECKERT, C. A narrativa e a captura do movimento da vida vivida. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 5, n. 9, 2004. DOI: 10.22456/1984-1191.9184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9184. Acesso em: 29 mar. 2024.