A imagem que permanece, a narrativa que interpreta: estudo antropológico da memória afetiva da guardiã dos retratos de família
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.9179Resumo
Esta pesquisa consiste num estudo de antropologia visual sobre “retratos de família”. Trata-se da classificação e análise de uma coleção de fotografias referentes a duas linhagens familiares: Roca e Barcellos. Considerando a fotografia histórica como um “dado antropológico”, propomos aqui a análise de fotos de família, buscando perceber qual o estatuto da fotografia para o grupo pesquisado, de que maneira estas imagens acionam a memória dos descendentes das pessoas retratadas e quais as representações sobre família para o grupo em questão, apresentadas a partir das imagens.
Dois fatos determinaram a realização deste trabalho: em primeiro lugar, tenho desenvolvido atividades junto ao Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS, tendo participado de cursos e oficinas sobre a utilização da fotografia na pesquisa antropológica, despertando o interesse sobre o tema. Em segundo lugar, houve uma doação de fotografias de família para o Banco de Imagens e Efeitos Visuais3. Isto nos incentivou a tomar este material como objeto de estudo antropológico sobre o tema memória e família.
Realizou-se, então, um estudo etnográfico sobre esses retratos de família. Para desenvolver esta pesquisa contatamos a doadora dos retratos, Daisy Macedo de Barcellos, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que concordou em colaborar com nossa pesquisa, analisando as imagens, identificando os retratos e narrando a história familiar. Além das fotografias doadas ao Banco de Imagens e Efeitos Visuais, tivemos acesso à coleção fotográfica da família Roca e Barcellos, atualmente aos cuidados de Daisy, e que abrange quatro gerações destas famílias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.