“Banzo” de Raimundo Correia: O sublime constatar da herança de um fracasso colonial

Autores

  • Matheus Coelho de Toledo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.91355

Palavras-chave:

Banzo, Escravidão, Colonização, Raimundo Correia

Resumo

O artigo pensa os interesses da poesia brasileira do fim do século XIX, focando nas crises da escravatura e monarquia, heranças do período da empresa colonial ibérica. Toca em temas como ocidente e oriente, alteridade, representações da mulher e do negro e o modernizar da sociedade que reorganiza o trabalho. Através da investigação crítica em leituras de profundidades gradativamente maiores do soneto “Banzo”, de Raimundo Correia, e de outros desse e de seus contemporâneos, o artigo encontra heranças, permanências de um passado colonial, como a desvalorização da cidadania com relação à parcela negra da população, impedindo um Brasil liberal e democrático, que se desejava. Dessas heranças e do exílio negro adviria uma tristeza mortal que passa a se denominar “banzo”. Por fim, investigamos na poesia de língua portuguesa as origens de uma possível linhagem de uma poética do exílio advinda desde o inicio do era colonial, passando por diversos períodos e buscando traçar possíveis ligações com o soneto “Banzo”.

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Biografia do Autor

Matheus Coelho de Toledo, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

DE TOLEDO, M. C. “Banzo” de Raimundo Correia: O sublime constatar da herança de um fracasso colonial. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 50, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.91355. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/91355. Acesso em: 28 mar. 2024.