O amor pelo teatro
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.90186Palavras-chave:
teatro. práticas culturais. abordagem metodológica pluralista. Frida Kahlo. Juçara Gaspar.Resumo
Neste artigo, abordamos como como atividades culturais e artísticas – neste caso, as teatrais – transformam as pessoas. Para dar conta dessa proposta, apresentamos uma abordagem metodológica “pluralista” (Heinich, 2006) baseada em uma survey, questionários após-espetáculo e entrevistas de profundidade com alunos e alunas da Universidade La Salle Brasil e com Juçara Gaspar, autora e atriz da peça “Frida Kahlo: à revolução”. Antes de assistirem à peça, as respostas dos alunos e das alunas indicaram uma preocupação com a utilidade da proposta, posto que sua disponibilidade de tempo livre e lazer é restrita. Após, com o questionário pós-espetáculo, afirmaram interesse em assistir à peça novamente e a ir ao teatro para novas propostas artísticas. Na narrativa de profundidade com Juçara Gaspar, por sua vez, identificamos uma narrativa organizada em uma série de eventos fortuitos levando à consolidação de sua carreira de artista. Desse ponto de vista narrativo, propomos que a paixão pelo teatro não se dá por acaso, a partir de uma única origem, mas na sequência de situações significativas. Ao mesmo tempo, essas situações significativas são fundamentais para compreendermos as razões pelas quais o teatro e outras atividades artísticas e culturais persistem.
Palavras-chave: teatro; práticas culturais; abordagem metodológica pluralista; Frida Kahlo; Juçara Gaspar.
The love for theater
ABSTRACT:
In this article, we address how cultural and artistic practices - in this case, the theater - transforms people. We engaged a “pluralistic” research approach (Heinich, 2006) based on a survey, questionnaires, and in-depth interviews with undergraduate students (Universidade La Salle Brazil) and with Juçara Gaspar, author and artist of the piece “Frida Khalo: towards revolution”. Before attending the play, students were concerned about the usefulness of the proposal, since their leisure time is restricted. Afterwards, they stated interest in watching the play again. In the in-depth interview with Juçara Gaspar, we identified an organized narrative from a series of events leading to a successful career. From this narrative point of view, we suggest that the passion for theater does not happen unexpectedly, from a single moment, but from a series of meaningful events. In this sense, also propose that these meaningful events that promote passion for theater are responsible for the continuity of theater and other artistic and cultural practices.
Keywords: theater; cultural practices; pluralistic research approach; Frida Kahlo; Juçara Gaspar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.