As Novas Tecnologias e o Campo dos Saberes em Antropologia

Autores

  • Ana Luiza Carvalho da Rocha BIEV/PPGAS/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.8923

Resumo

A complexidade das formas de conhecimento em Antropologia, para além da problemática da era pós-moderna, adquire um sentido novo quando confrontada com novas tecnologias e suas formas mais integrativas, criativas e interativas de geração de conhecimento, seja enquanto veículo de disseminação da cultura contemporânea, seja como objeto de estudo dos tempos e dos espaços sociais daí decorrentes.

Sem dúvida há que dimensionar as recentes descobertas em tecnológica virtual enquanto fenômeno que se integra ao trajeto que instituiu a própria ordem ontológica ou axiológica da estrutura do conhecimento humano, desde seus primórdios, apoiando-se os em estudos já clássicos sobre o assunto.

No caso particular da Antropologia, isto significa não a possibilidade do pesquisador empregar tais recursos advindos do desenvolvimento desta técnica e desta linguagem como suporte-ilustração da argumentação de sua experiência “em campo”, mas, principalmente, de aceitar o desafio de gerar novas estruturas narrativas na produção de estudos etnográficos, a partir da exploração de hipertextos que estão para além da escrita alfabética.

Tomando como foco central o espaço de problemas que gera, na construção de narrativas etnográficas, a utilização de novas tecnologias, tratarei, aqui de pensar algumas encruzilhadas epistemológicas daí decorrentes, lugar de onde se descortina os horizontes de uma antropologia no cyberspace.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2000-06-01

Como Citar

ROCHA, A. L. C. da. As Novas Tecnologias e o Campo dos Saberes em Antropologia. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2000. DOI: 10.22456/1984-1191.8923. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/8923. Acesso em: 16 abr. 2024.