Diálogos sobre as Relações Étnico-raciais com as Juventudes: (Re) Pensando Estratégias para a Promoção da Igualdade Racial nos Contextos Escolares

Autores

  • Caroline Fernanda Santos da Silva ULBRA
  • Thabata Jeandra da Silva Ferreira ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.89034

Resumo

Este artigo busca apresentar e discutir o conceito de educação para as relações étnico-raciais, bem como a importância de sua adoção no Brasil, em diferentes espaços sociais. Para isso, apresenta-se reflexões sobre o contexto sócio histórico que permeia o desenvolvimento da população negra no Brasil, enfocando especialmente a adoção de políticas de promoção da igualdade racial no âmbito da educação. Também será preocupação refletir sobre as configurações da escola enquanto espaço de formação de jovens advindos de diferentes origens, étnico-raciais, bem como problematizar a inserção do assistente social neste espaço sócio ocupacional. Buscando conferir materialidade à discussão teórica realizada, apresentamos alguns dados empíricos coletados durante a aplicação do Projeto de Extensão Universitária “Na Paz: Estratégias para a Promoção da Igualdade Racial e de Gênero nas Escolas”, desenvolvidos com jovens do ensino médio na cidade de Canoas/RS.

Palavras chave
Igualdade racial. Contexto escolar. Relações étnico-raciais.

DIALOGUES ABOUT RACIAL-ETHNIC RELATIONS WITH YOUTHS:
(Re) thinking strategies for promoting racial equality in school contexts

Abstract
This article seeks to present and discuss the concept of education directed for ethnic racial relations, as well as the importance of its adoption in Brazil in different social spaces. In order to do so, it presents reflexions about the socio-historical context of black population in Brazil, focusing especially on the adoption of policies that promote racial equality in the education field. It concerns to reflect about school’s settings as a training space for young people coming from different ethnic groups and races, as well as explore the difficulties of the social worker’s role in this space. Evidence that support this theory can be found within empirical data collected during the university extension project “Na Paz: Strategies for the Promotion of Racial and Gender equality in Schools”, developed with young high school students in the city of Canoas-RS.

Keywords
Racial equality. School context. Ethnic racial relations.

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

DA SILVA, C. F. S.; FERREIRA, T. J. da S. Diálogos sobre as Relações Étnico-raciais com as Juventudes: (Re) Pensando Estratégias para a Promoção da Igualdade Racial nos Contextos Escolares. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 19, n. 47, 2018. DOI: 10.22456/1984-1191.89034. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/89034. Acesso em: 29 mar. 2024.