O Consumo nos Enredos Fotográficos do Cotidiano Escolar: A Relação Criança e Mídia na Contemporaneidade

Alissom Brum, Saraí Schmidt

Resumo


O estudo tem como objetivo articular discussões que cingem as noções de mídia, educação e consumo. As argumentações metodológicas seguem as diretrizes da antropologia visual, buscando ferramentas da fotoetnografia. (Achutti, 1997). Na primeira etapa, foi realizado o trabalho de campo, no qual o etnógrafo busca unir seu olhar investigativo a técnicas de captação de imagem. O contexto desta prática foi em uma escola pública de ensino fundamental em Novo Hamburgo, RS. A etapa seguinte envolveu exibir os resultados a um grupo de alunos com o objetivo de discutir o que as imagens mostram e compreender suas percepções da mídia. A partir dos comentários e interpretações que emergiram, foi realizada a análise das fotografias e do seu processo de produção.A partir do conjunto de fotografias captadas, evidenciam-se os estudantes que habitam o território da escola como sujeitos constitutivos de uma origem social e cultural que se reconfigura no cenário midiático, aliado às lógicas de consumo e publicidade.

Palavras-chave: Escola, consumo, fotografia, mídia, publicidade.

 

CONSUMPTION IN PHOTOGRAPHIC SCRIPTS OF THE SCHOOL ROUTINE: THE RELATION BETWEEN CHILDREN AND MEDIA IN CONTEMPORANEITY

 

Abstract

This study aims to articulate discussions involving the notions of media, education and consumption. The methodological argumentations have followed the guidelines of visual anthropology, with the use of photo-ethnography tools (Achutti, 1997). At the first stage, the fieldwork was carried out, when the ethnographer attempted to link his investigative approach to image capture techniques. The context of this practice was a public elementary school located in Novo Hamburgo, RS. The next stage involved the presentation of the results to a group of students in order to both discuss what the images showed and understand the students’ perceptions of media. From the comments and interpretations that emerged, the analysis of the photographs and their process of production. From the group of photographs captured, the students that inhabit the school territory have been regarded as subjects constituting a social and cultural origin that is reconfigured in the media scenario, which is connected to the logics of consumption and advertising.

Keywords: School, consumption, photography, media, advertising.


Palavras-chave


Escola. Consumo. Fotografia. Mídia. Publicidade

Texto completo:

227-257 PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.89033

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191