EXUMAÇÃO DA HISTÓRIA: A TRADIÇÃO ORAL EM PESQUISAS COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA QUILOMBOLA

Autores

  • Antonio Filogênio de Paula Junior Universidade Metodista de Piracicaba
  • Cesar Romero Amaral Vieira Universidade Metodista de Piracicaba
  • Márcia Cristina Américo Universidade Metodista de Piracicaba
  • Viviane Marinho Luiz Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.85250

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre tradição, transmissão e educação, a partir de duas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba sobre uma mesma comunidade quilombola do Vale do Ribeira (SP). A partir de uma reflexão fundamentada na história oral, buscamos compreender o projeto político-educacional e comunitário do Quilombo Ivaporunduva, tentando entender os mecanismos de inserção da educação escolarizada, levando em conta a preservação dos saberes existentes, oriundos de tradições seculares que identificam as pessoas com seu grupo social.

 

Palavras chave: Quilombo Ivaporunduva. Oralidade. Memória coletiva. Educação. Escola.

 

 

EXHUMATION OF HISTORY: THE ORAL TRADITION IN RESEARCHES WITH THE QUILOMBOLA EXPERIENCE NARRATIVES

 

Abstract

This article aims to present a reflection about tradition, transmission and education, from  two research developed at Post- Graduate Program in Education of the Universidade Metodista de Piracicaba,about of quilombola community of Vale do Ribeira, SP. Starting from a reflection based on oral history, this article aims to understand the educational  and communitarian political project of Quilombo Ivaporunduva. The challenge was attempt to understand the insertion mechanisms of school education along with this traditional community, considering tha preservation of existing knowledge, derived from secular traditions that identify people by their social group.

 

Keywords: Quilombo Ivaporunduva. Orality, Collective Memory, Education, School

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-22