Sobre Ima(r)gens Etnográficas

Autores

  • Marcos Alexandre Albuquerque UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.71840

Resumo

Em seu filme Nossa Música, o cineasta Jean-Luc Godard utiliza metaforicamente os termos técnicos da linguagem cinematográfica, campo e contracampo, para tematizar a História. Nesse artigo utilizo-me desse insight para tematizar a História no filme etnográfico. Proponho que para além do dualismo tradição e modernidade, o uso dos híbridos e da ambiguidade aparecem como uma crítica e sugestão de novas sintaxes para a narrativa antropológica.

Palavras-chave: Cinema. Filme etnográfico. África. Surrealismo. Hibridismo.

About Etnhographic Ima[r]gens

Abstract

In his film Notre Musique, filmmaker Jean-Luc Godard uses, metaphorically, the technical terms of film language, shot and counter-shot, to thematize History. In this article, I use this insight to thematize History in ethnographic film. I propose that beyond the dualism tradition and modernity, the use of hybrids and ambiguity appear as a review and suggestion of new syntaxes for anthropological narrative.

Keywords: Cinema. Ethnographic film. Africa. Surrealism. Hybridism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-13

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. A. Sobre Ima(r)gens Etnográficas. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 15, n. 35, 2017. DOI: 10.22456/1984-1191.71840. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/71840. Acesso em: 28 mar. 2024.