Canudos: a "Essência" do Sertão Baiano

Lídia Cardel

Resumo


Busca-se, neste artigo, analisar o documentário Paixão e Guerra no Sertão de Canudos, de autoria do Cineasta Antônio Olavo, a partir da eficácia instrumental do cinema documentário como um veículo potencializador de discursos críticos sobre eventos e representações sociais. Tem-se como objetivo refletir, por meio de uma obra fílmica, o evento da saga conselheirista como um processo demarcador da cisão do urbano e do rural no pensamento social brasileiro.

Palavras-chave: Cinema Documentário. Sertão. Intersecção Urbano-Rural. Movimento Conselheirista.

Canudos: The “Essence” of Sertão Baiano (Bahian Backlands) 

Abstract

In this article, it is sought to analyse the documentary “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (Passion and war at Canudos’ Backland), written by the filmmaker Antônio Olavo, from the perspective of the instrumental efficacy of Documentary Cinema, as a potentializing vehicle of critical speech over events and social representations. It is taken as an objective in this article to reflect upon a filmic work over the event of the Conselheiro’s saga (Antônio Conselheiro and his followers’ movement). This work aims at such saga as a landmark in the breach process between urban and rural in Brazilian social thinking.

Keywords: Documentary Cinema. Sertão (Backlands). Rural-Urban Intersection. Conselherista Movement.

 


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DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.64564

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191