A experiência urbana e apropriação espacial a partir do jogo de realidade aumentada (ARG) Ingress

Breno Maciel Souza Reis

Resumo


Este artigo busca refletir acerca da experiência urbana nas cidades contemporâneas a partir da mediação do jogo móvel locativo para smartphones e tablets Ingress. Partindo de uma perspectiva teórico-metodológica que considera a multiplicidade de apropriações e usos possíveis do espaço urbano e admite o uso da cidade com propósitos lúdicos, apresentamos como objeto o augmented reality game (jogo de realidade aumentada, ou ARG) em questão. Para isso, utilizaremos a antropologia urbana conforme proposta por Rocha e Eckert (2013a;2013c) , voltada a uma etnografia de rua como viés metodológico para a captura das possibilidades lúdicas de experiência citadina por parte dos sujeitos, em um contexto de artefatos digitais conectados em redes informacionais que se relacionam com objetos, o próprio espaço físico e suas camadas materiais e simbólicas.

Palavras-chave: Antropologia Urbana. Jogos digitais. Jogos de realidade aumentada. Tecnologias móveis de comunicação e informação.

The urban experience and spatial appropriation from the augmented reality game (ARG) Ingress

Abstract

This article aims to reflect about the urban experience in contemporary cities from the mediation of locative mobile game Ingress, available for smartphones and tablets. From a theoretical and methodological perspective that considers the multitude of possible uses and appropriations of urban space and admits the use of the city with recreational purposes, we take as object of study the augmented reality game (ARG) in question. Therefore, we use the urban anthropology as proposed by Rocha and Eckert (2013a, 2013c), facing a street ethnography as a methodological bias to catch the playful possibilities of city experience of the subjects, in a context of connected artifacts in digital and informational networks that relate to objects themselves, the physical space and their material and symbolic layers.

Keywords: Urban Anthropology. Digital games. Augmented reality games. Mobile technologies of communication and information. 


Texto completo:

360-378 PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.52650

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191

iluminuras@ufrgs.br