Traçando as imagens do tempo através da educação, da tecnologia e do trabalho

Autores

  • Maria Cristina França
  • Gyselle Antunes
  • Sheyla Santos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.44390

Resumo

 

A pesquisa, de caráter interdisciplinar, tem como problema central a reordenação da história do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre com vistas a consolidar a sua importância nas transformações socioculturais, delinear sua identidade frente às rupturas e à adoção a novos projetos, como a passagem da Escola Técnica de Comércio da UFRGS para a condição de Instituto Federal. A pesquisa se dá através de estudo de caso de abordagem qualitativa e de entrevistas semiestruturadas com a seleção de sujeitos que atuaram em diferentes períodos na instituição, documentos institucionais, bem como imagens de acervo pessoal como estratégia de motivação à memória. Os resultados obtidos até o momento nos levaram a pensar a trajetória da instituição através do tempo e seus diferentes períodos do ensino técnico-científico, e como essas mudanças contribuem significativamente para o crescimento da instituição, possibilitando uma maior oferta de vagas e cursos para a sociedade porto-alegrense.

 

Palavras chaves: IFRS - Campus Porto Alegre. ETC/COM. Ensino Técnico. Ensino Superior.


Plotting the images of time through education, technology and work

 

Abstract

 

The research, interdisciplinary, has the central problem reordering the history of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Porto Alegre Campus with a view to consolidating its importance in the socio-cultural transformations, outlining their identity on the face of disruptions and the adoption of new projects, such as the passage of the Technical School of Commerce UFRGS for the condition of the Federal Institute. The research is carried out through a case study approach and qualitative semi-structured interviews with the selection of subjects who experienced in different periods in the institution, institutional documents, as well as the personal collection of images as motivation for a strategy of memory. The results obtained so far led us to think about the trajectory of the institution through time and its different periods of the scientific-technical education, and how these changes contribute significantly to the growth of the institution, enabling a greater number of vacancies and courses for society Porto Alegre.

 

Keywords: IFRS - Campus Porto Alegre. ETC / COM. Technical Education. Higher Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

FRANÇA, M. C.; ANTUNES, G.; SANTOS, S. Traçando as imagens do tempo através da educação, da tecnologia e do trabalho. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 14, n. 34, 2013. DOI: 10.22456/1984-1191.44390. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/44390. Acesso em: 28 mar. 2024.