Instrutores e aprendizes do curso de mecânico de manutenção do SENAI-RJ: Percepções e representações sobre as novas habilidades requeridas e a nova grade curricular nos anos de 1990
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.42355Resumo
O nosso interesse se voltou para o trabalhador industrial que estava emergindo dos cursos profissionalizantes do SENAI em função da reestruturação produtiva na década de 1990. A metodologia utilizada foi o estudo etnográfico, documental e bibliográfico. O nosso estudo se desdobrou em dois níveis distintos. No primeiro, analisamos como o SENAI estava realizando a formação dos aprendizes que se tornariam os novos trabalhadores fabris do setor metal-mecânico. Para isto identificamos as novas habilidades, os novos princípios e valores que o SENAI inculcou nestes aprendizes. No segundo, apreendemos as percepções e representações dos aprendizes e também de seus instrutores sobre as experiências vivenciadas nas mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no processo de aprendizagem. Por fim tentamos indicar as dimensões e os papéis que o SENAI teve na formação e na definição da vida profissional destes trabalhadores.
Palavras chave: Trabalhador industrial. Formação professional. SENAI.
Instructors and learners’ course of mechanical maintenance SENAI-RJ: Perceptions and representations of the new skills required and the new curriculum in 1990.
Abstract
The purpose of this research was to study the industrial workers that were emerging from the professional courses of the National Service of Industrial Learning (SENAI), in face of the productive restructuration, which characterizes the capitalist period of the 90’s. The methodology adopted was ethnographic study, documentary and literature.Our study unfolded into two distinct levels. In the first level, we have analyzed how SENAI was accomplishing the learner’s formation that will constitute the new workers of metal-mechanical’s industry at Rio de Janeiro. For this purpose we have identified the new abilities, the principles and values that SENAI was teaching to them. In the second level, we have apprehended the learners and the instructors’ perceptions and representations about their experiences facing the shifts occurred at the labour world. We have also tried to evaluate the possible effects of this shift in the learning process. Finally we have tried to show the dimensions and the roles that SENAI played in the workers formation.
Keywords: Industrial worker. Professional formation. SENAI.
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