A luta diária dos mototaxistas em Campina Grande-PB

Anny Glayni Veiga Timóteo

Resumo


Diante da diversidade de ocupações trabalhistas encontrada no meio urbano de Campina Grande- PB surge uma nova categoria de trabalho: os mototaxistas. Utilizando a motocicleta como meio de trabalho, estes são responsáveis pelo deslocamento de passageiros na cidade. Muitos usuários preferem utilizar esse meio de transporte para fugir dos congestionamentos. Iniciando a partir de uma empresa privada, os mototaxistas ganharam as ruas da cidade. Com o crescimento exorbitante dessa categoria, a prefeitura juntamente com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) iniciou um cadastro para esses trabalhadores. Foram detectados três tipos de mototaxistas: aqueles cadastrados, os que prestam serviço na empresa privada e ainda os clandestinos. A atividade surge como possibilidade de trabalho acessível para pessoas com baixa escolaridade, exigindo-se apenas uma carteira de habilitação indicada e a motocicleta. Dessa forma a hipótese que norteia esse estudo baseia-se no surgimento da categoria “Moto-taxi” como uma forma de inserir homens e mulheres no mercado de trabalho urbano.

Palavras- Chave: Trânsito. Moto-táxi. Trabalho.

 

Motorcycle taxi driver´s daily struggle in Campina Grande-PB

Abstract

Given the diversity of labor occupations found in the urban space of Campina Grande – PB, comes a new job category: the motorcycle taxi drivers. Using the motorcycle as working mean, they are responsible for the locomotion of passengers in the city. Many users prefer to use this means of transport to escape traffic. Starting as a private company, the motorcycle taxi drivers took to the streets of the city. With the incredible growth of this category, the city hall along with the Office of Traffic and Public Transport (STTP) started a registry for these workers. Were detected three types of motorcycle taxi drivers: those registered, those who serve in private enterprise and the illegal ones. The activity comes as the possibility of work accessible to people with low education, requiring only a driver's license and the motorcycle. Thus the hypothesis that guides this study is based on the birth of the "Moto-taxi" category as a way to put men and women in the urban labor market.

Keywords: Traffic. Motorcycle taxi. Work


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184-195 PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.42353

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191