Olhares Trançados: algumas questões sobre a utilização do vídeo em projetos coletivos

Andréa Borghi Moreira Jacinto

Resumo


O artigo trata da utilização do vídeo e da construção de sentidos em projetos coletivos de pesquisa. São descritas quatro experiências audiovisuais, produzidas pelo Núcleo de Imagem, Direito e Meio Ambiente (UEA/PPGDA) entre 2006 e 2011, desenvolvidas na região amazônica, entre diferentes grupos sociais, e diversas instituições de ensino e pesquisa. Entre questões levantadas, discutem-se condições técnicas e de produção; e construção de representações e discursos ao longo dos trabalhos. Como sentidos e  potenciais utilizações dos vídeos são negociados entre diferentes grupos disciplinares e sociais envolvidos em cada trabalho? Como possibilidades e limites técnicos direcionam o que é selecionado nos registros e edição dos materiais? Qual o lugar da antropologia, entre diferentes abordagens acionadas, processos e construções de sentidos? Os casos descritos trazem elementos a esse respeito, e reforçam o lugar da antropologia como referência, entre outros campos disciplinares, para a produção audiovisual como produção dialógica e colaborativa entre pesquisadores e sujeitos de pesquisa, fornecendo referencias éticos nessa construção.

Palavras chave: Antropologia Visual. Documentário. Amazônia. Projetos de pesquisa. Projetos interdisciplinares.

 

Crossed Gazes: some questions on the use of film-making in collective projects


Abstract

 

This article reflects on the use of video and the construction of meaning in collective research projects. It describes four experiences of audiovisual production, produced between 2006 and 2011 by the Núcleo de Imagem, Direito e Meio Ambiente (PPGDA/UEA), and developed in the Amazon region, among several social groups, and different universities and research centers. The discussion focuses on technical and production conditions, and on the construction of representation and discourses in the documentaries. How the meanings and the potential uses of the films are negotiated among different social and disciplinary groups? How technical possibilities and limits imposes conditions on what is selected in the audiovisual records and their edition? What is the place of anthropology among different disciplinary approaches? The text offers elements to these issues, stressing the place of anthropology as reference, among other disciplinary areas, to promote the documentary as a dialogical and collaborative production, and to offer ethical references in such construction.

Keywords: Visual Anthropology. Documentary. Amazonia. Research projects. Interdisciplinary projetcts.


Palavras-chave


Antropologia Visual. Documentário. Amazônia. Projetos de pesquisa. Projetos interdisciplinares.

Texto completo:

100-117 PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.37042

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191

iluminuras@ufrgs.br