Sonoridades Afro-Brasileiras em Corumbá: um estudo sobre representações musicais em rituais de Umbanda

Autores

  • Carmem Silvia Moretzsohn Rocha UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.34860

Palavras-chave:

Etnomusicologia. Umbanda. Religiões afro-brasileiras. Negritude. Antropologia visual.

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar alguns aspectos da tese de doutoramento em curso. Para a execução da pesquisa partimos da concepção de Seeger, na qual é preciso observar todo o contexto em que a manifestação musical ocorre, com o intuito de compreender mais profundamente seus significados. Como metodologia, utilizamos a observação participante e entrevistas semiabertas com alguns dos importantes personagens inseridos no contexto umbandista local. Também registramos o campo por meio de fotografias, vídeos e gravações em áudio, a fim de viabilizar a criação de um acervo e facilitar a transcrição e análise do material coletado. Com a realização deste estudo, pretendemos demonstrar que o universo sonoro em rituais de Umbanda é crucial e constitutivo dessas manifestações religiosas. Nesse sentido, observamos a recorrência de referências à África e à Bahia, à escravidão, aos pretos velhos e ao sofrimento da comunidade negra, juntamente com uma estreita associação ao movimento negro, à comunidade quilombola e às suas manifestações.

Palavras chave: Etnomusicologia. Umbanda. Religiões afro-brasileiras. Negritude. Antropologia visual.

 

African-brazilian sonorities in Corumbá: a study of musical representations in Umbanda rituals


Abstract

 

The purpose of this article is to share some aspects of the doctoral thesis in progress. For performing this research we started designing Seeger, in which one must look at the entire context in which the musical manifestation occurs, in order to more deeply understand their meanings. Participant observation and open-ended interviews with some of the major characters within the religious context were the main methodology used. We also recorded the field through photographs, videos and audio recordings in order to facilitate the establishment of a collection and facilitate the transcription and analysis of the material collected. With this study, we intend to demonstrate that the universe of sound in rituals of Umbanda is crucial and constitutive of these religious manifestations. In this regard, we note the recurrence of references to Africa and Bahia, to slavery, to the old black and suffering of the black community, along with a close association to black movements, community and its manifestations.

Keywords: Ethnomusicology. Umbanda. African-brazilian religions. Negritude. Visual anthropology.

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Biografia do Autor

Carmem Silvia Moretzsohn Rocha, UERJ

Doutoranda em ciências sociais com ênfase em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ), com o projeto: "Sonoridades afrobrasileiras: um estudo sobre representações musicais em Corumbá". Previsão para conclusão do doutorado em março/abril de 2012. Mestre, bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UERJ. Foi Professora Substituta de Sociologia e Sociologia do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) e Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (CEAC), no Rio de Janeiro. Principais áreas de atuação: antropologia, relações etnicorraciais, antropologia da performance, religião, sociologia, etnomusicologia, ações afirmativas, gênero e sexualidade. Em 2005, trabalhou na campanha "Diálogos contra o Racismo" promovida pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) em parceria com 40 instituições. Atualmente, é professora efetiva das unidades curriculares "Sociologia" e "Computador e Sociedade" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Corumbá e bolsista CAPES do PPCIS/UERJ.

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Publicado

2013-02-04