“Habitantes do Arroio”: estudo de conflitos de uso de águas urbanas, risco e vulnerabilidade em Porto Alegre-RS

Autores

  • Ana Paula Marcante Soares Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.18330

Palavras-chave:

Meio ambiente, Risco, Conflito, Práticas sociais

Resumo

Esse ensaio propõe uma reflexão sobre práticas e representações sociais de meio ambiente e seus respectivos “usos” engendradas por diferentes indivíduos e/ou grupos sociais, em um contexto urbano, em face de situações de risco e vulnerabilidade. Os questionamentos e reflexões propostos advêm da minha inserção como pesquisadora no Projeto de Pesquisa e Ação denominado “Habitantes do Arroio: estudo de conflitos de uso de águas urbanas, risco, saúde pública e comunidades étnicas em Porto Alegre-RS”. O projeto obteve financiamento do CNPq e é desenvolvido conjuntamente por pesquisadores que integram o grupo de pesquisa Banco de Imagens e Efeitos Visuais (Laboratório de Antropologia Social – PPGAS/UFRGS) e pela ONG Instituto Anthropos. De testemunhos, depoimentos e as observações resultantes da pesquisa, seguindo o recorte teórico-conceitual que fundamenta os problemas propostos pelo projeto, proponho tecer alguns questionamentos sobre os sistemas de práticas e valores que entram em jogo no caso dos conflitos envolvendo as águas num contexto urbano, no caso a sub-bacia do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre/RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-25

Como Citar

SOARES, A. P. M. “Habitantes do Arroio”: estudo de conflitos de uso de águas urbanas, risco e vulnerabilidade em Porto Alegre-RS. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 11, n. 26, 2010. DOI: 10.22456/1984-1191.18330. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/18330. Acesso em: 28 mar. 2024.