DISTRAÇÕES. O olhar, a fotografia e a construção da vida urbana.

Gustavo Racy, Guilherme Racy Dias

Resumo


O presente ensaio enseja uma reflexão sobre a construção da experiência da vida citadina partindo do pressuposto da teoria benjaminiana da distração. Tendo como método o princípio benjaminano da montagem, as fotos que compõem esse ensaio foram cuidadosamente construídas tendo como objeto elementos banais do universo material cotidiano, o ensaio tem como objetivo permitir aos observadores uma consideração sobre a experiência da cidade contemporânea que não se feche ao significado direto e explícito daquilo que é demonstrado (a indexicaldiade da fotografia), mas que se torne à ação da memória, do ato de registro (arquivo), da realidade concreta e da própria distração como elemento capaz de romper com a obviedade da recepção sensorial da vida urbana.

Palavras-chave: Distração. Teoria da Distração. Vida Urbana. Walter Benjamin. Recepção sensorial.

 

 

DISTRACTIONS. Gaze, photography and the building of urban life.

 

Abstract: The current essay consists of a reflection on the construction of the experience of citadin life departing from the principles of Walter Benjamin’s theory of distraction. By making use of the method of montage, the photographs that compose this essay were carefully constructed having banal elements of everyday material culture as their object, aiming at allowing observers to consider the experience of contemporary city anew; one that is not closed up in the direct and explicit meaning of what is shown (the indexicality of photograph), but that turns its attention to the action of memory, to the act of registering (archiving), and to concrete reality and distraction itself as elements capable of shredding the obviousness of urban life’s sensory reception.

Keywords: Distraction. Theory of Distraction. Urban Life. Walter Benjamin. Sensory reception.


Texto completo:

268-276 PDF

Referências


BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Nota sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984

BENJAMIN, Walter. “Commentary on Poems by Brecht”. In Howard Eiland; & Michael W. Jennings (orgs.), Selected Writings: 1938-1940 (Vol. 4). Cambridge: Harvard University Press, 2003

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora HUCITEC, 1985.

_________. Gestures. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2014

LEWIS, T. E. “The Art of Straying: Benjamin on distraction and the informal education of the city”. Educational Theory, 69(2), 169-183, 2019.

MARX, U., SCHWARZ, G. S. M., & WIZISLA, E. (orgs.). Walter Benjamin's Archives. London; New York: Verso, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.119006

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191

iluminuras@ufrgs.br