Urbano-Digital-Urbano: Poder simbólico e efeitos de lugar nas intervenções de urbanografia no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.117706

Palavras-chave:

Poder Simbólico, Efeitos de Lugar, Arte Urbana, Urbanografia, Instagram

Resumo

As artes urbanas do grafite, denominada neste texto como urbanografia, envolvem processos de criação artístico diversos, alguns com insights criativos motivados pelas relações políticas e sociais constituídas no âmbito digital das redes sociais, ou, com finalidade de inserção nas mesmas, que consequentemente, são locais que alimentam e retroalimentam as suas intervenções nas paredes por meio das inspirações que ocorrem em seus processos de criações de arte. Ao analisar algumas hashtags que envolvem a urbanografia na rede social Instagram, buscamos compreender o poder simbólico que existe nesta arte, em uma perspectiva dos efeitos de lugar e como os mesmos são elementos importantes nas decisões sobre a escolha do espaço a ser realizado as intervenções, sob a ótica de Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant, e, a linha tênue entre o urbano e o digital, principalmente a participação citadina dos atores sociais que fotografam e publicam suas imagens no Instagram sob a ótica de Armando Silva, filósofo e semiótico colombiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Andrade Morandi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Thiago de Andrade Morandi é Doutorando em Ciências Sociais pela PUC Minas, orientado pela Dra. Regina de Paula Medeiros. Morandi é Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ), e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSJ. Tem publicações e exibições em Cuba, Portugal e Colômbia. Foi premiado em 2014 pelo Jornal Estado de Minas e pela UNIRIO, em 2013 pelo SENAC Minas, em 2013 e 2012 pela Revista Fotografe Melhor, entre outros. Possui diversas produções audiovisuais, destaque para Voz dos Sinos, documentário exibido em 2018 na 00 Bienal La Habana, em Cuba, em 2019 na ANPOCS e no Festival de La Imagen (Colômbia); A Dor Fica, documentário classificado em 3º lugar no 13º Prêmio DENATRAN; além de diversos filmes exibidos na Mostra de Cinema de Tiradentes e Festivais em Minas Gerais. Foi Assessor de Comunicação na Prefeitura Municipal de São João del-Rei (MG), entre 2013 e 2016, e na Prefeitura de Tiradentes (MG), entre 2016 e 2018. O maior interesse em investigação e pesquisa é em torno da etnografia e compreensão de fenômenos sociais que envolvam arte, cultura, patrimônio e resistências, com destaque para a arte urbana (tema muito presente na investigação realizada no mestrado e no doutorado em andamento).

Referências

ARMSTRONG, Simon. Street Art. Londres: Thames & Hudson, 2019

BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. – Porto Alegre: Artmed, 2009

BERGER, Peter L; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2007

BOURDIEU, P. Efeitos de Lugar. In Bourdieu, P. (coord.) A miséria do mundo. Vozes, 1997.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1989.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa da assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2018.

MORANDI, Thiago de Andrade. Urbanografia e tecnologia: das paredes para a rede e de volta às paredes. (p. 254-263). In Anais do V Seminário de Artes Digitais 2019: um Congresso sobre as relações entre Arte, Ciência e Tecnologia após o advento das tecnologias digitais / Coordenação Pablo Gobira. -- Belo Horizonte: EdUEMG, 2019.

SILVA, Armando. Atmosferas urbanas: grafite, arte pública, nichos estéticos. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. – São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014

WACQUANT, Loïc. A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 16, 2006

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

MORANDI, T. de A. Urbano-Digital-Urbano: Poder simbólico e efeitos de lugar nas intervenções de urbanografia no Instagram. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 58, 2021. DOI: 10.22456/1984-1191.117706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/117706. Acesso em: 28 mar. 2024.