Um Olhar Antropológico sobre Compostagem e Educação Ambiental no Lago Do Limão (Iranduba/AM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.107592

Palavras-chave:

Tecnologia Social, Compostagem, Educação ambiental, Ambientalização

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta o relato de uma experiência antropológica sobre a replicação do modelo de Tecnologia Social (TS) de gestão comunitária de resíduos orgânicos no distrito do Lago do Limão, em Iranduba/AM. A TS foi desenvolvida na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis/SC por meio do projeto “Revolução dos Baldinhos”, uma iniciativa comunitária e de gestão local.  A implantação da composteira enquanto método socioambiental ocorreu na escola Chico Mendes, com a sensibilização das/os alunas/os e engajamento da turma de 5º. ano na sua construção e alimentação durante o ano de 2019. O processo de ambientalização da comunidade levou-nos a concluir que a transdiciplinaridade é uma condição necessária no trato das questões ambientais. No idioma ecológico das/os estudantes, foi incorporado um modelo de gestão de resíduos orgânicos, ampliando seu conhecimento sobre práticas de separação do lixo e transformação de materiais orgânicos. Enquanto método sócio ambiental, a compostagem  trouxe novos elementos para a abertura de diálogos sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental.

Palavras-chave: Tecnologia Social; Compostagem, Educação ambiental; Ambientalização


AN ANTHROPOLOGICAL VIEW ABOUT COMPOSTING AND ENVIRONMENTAL EDUCATION AT LAGO DO LIMÃO (IRANDUBA / AM)


Abstract: This article presents the report of an anthropological experience on the reproduction of the Social Technology (ST) model of community management of organic waste in Lago do Limão, district of Iranduba / AM. Such ST was developed in Chico Mendes, neighborhood located in the peripheral region of Florianópolis / SC through the project “Revolução dos Baldinhos”: a community initiative to local management. The implementation of organic waste composting as a socioenvironmental method took place at the Chico Mendes School, with the sensitization of students to the construction, and engagement of the 5th grade class, which during 2019 was responsible for maintaining it. The community's environmentalization process has led us to conclude that transdisciplinarity is a necessary condition in dealing with environmental issues. In the ecological language of the scholars, a solid waste management model was incorporated, expanding their knowledge about the separation of waste and on the transformation of organic materials. As a socioenvironmental method, composting brought new elements to the opening of dialogues about environment, sustainability and environmental education.

Keywords: Social Technology; Composting, Environmental education; Environmentalization

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Biografia do Autor

Camila Garcia Iribarrem, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas - PPGAS/UFAM. Tem experiência na área de Antropologia/Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia da Arte; Agência e Cultura Material; Instalação Arqueológica e Musealização da Arqueologia in situ; Educação Patrimonial; Diagnósticos Arqueológicos e Socioambientais. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas.

Márcia Regina Calderipe Farias Rufino, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada III do Departamento de Antropologia e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas. Possui licenciatura em Letras e Estudos Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (1990), licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado e doutorado em Antropologia Social (2001 e 2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de doutorado no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE (2003-2004), em Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de Antropologia urbana e marítima, relações de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e sociabilidades contemporâneas, processos urbanos e globalização, antropologia visual, turismos, alimentação, pesca, maricultura, povos e conhecimentos tradicionais. Co-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (GESECS-UFAM) , membro do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI-UFSC) e do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER-UFSC). Atuou na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS/UFAM nos períodos de 2008-2009, 2012-2013, 2014-2016, na chefia do Departamento de Antropologia - DAN/UFAM em 2017 e na diretoria da Associação Brasileira de Antropologia - ABA, Gestão 2013-2014. No INCT Brasil Plural atuou como membro do comitê gestor e participou das redes de pesquisa ?Navegando nas Imagens: patrimônio ambiental e antropologia visual? e "Museus, coleções e patrimônios plurais" e, atualmente, participa da rede "Territorialidades, deslocamentos, paisagens urbanas e populações tradicionais.

Caroline Soares Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em História também pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde 2011, é pesquisadora do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI/UFSC), atuando, principalmente, nas áreas de esporte, globalização, gênero, consumo e sustentabilidade. 

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

IRIBARREM, C. G.; RUFINO, M. R. C. F.; ALMEIDA, C. S. Um Olhar Antropológico sobre Compostagem e Educação Ambiental no Lago Do Limão (Iranduba/AM). ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 55, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.107592. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/107592. Acesso em: 16 abr. 2024.