A Grande Cruzeiro: A região e a cidade a cidade e a região – Experiências, Narrativas e Reflexões a partir de um Estudo Etnográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.106729

Palavras-chave:

Memória, Imagens, Fenômeno Urbana, Territorialidades

Resumo

Este ensaio fotográfico é resultado da pesquisa de doutorado[1] realizada durante os anos de 2014 a 2017, na região da Grande Cruzeiro, em Porto Alegre, RS. Os encontros e reencontros com a Grande Cruzeiro iniciaram em 2014, nas caminhadas pelas ruas, pelos becos e vielas, na aproximação com os moradores, no olhar e escutar histórias de vida que atravessam temporalidades. Para a observação desses processos decorrentes da vida na metrópole, recorri a uma etnografia de rua, nos moldes propostos pelas antropólogas Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert (2013), as quais enfatizam como a pesquisa de campo é concretizada na cidade, por meio de caminhadas atentas, e da constante presença do etnógrafo no espaço da rua, compartilhando de um tempo vivido com os habitantes, e consecutivamente, desvendando os saberes e fazeres dos moradores da cidade.


[1] Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale – Tese Defendida em 2017: Sobre Juventudes e Territorialidades: Estudo Etnográfico sobre as Trajetórias Juvenis na Grande Cruzeiro, em Porto Alegre/RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Barbosa, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Universidade do Porto

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007), pós-doutoramento em andamento pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto(FLUP), Instituto de Sociologia da Universidade do Porto(IS-UP) e Departamento de Sociologia da FLUP, sob a orientação da Profª DrªPaula Maria Guerra Tavares.  Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (2017 -Bolsa CAPES) sob a orientação da Professora Doutora Ana Luíza Carvalho da Rocha e Universidade Rene Descartes – Sorbonne Paris V, Paris, França, sob a orientação do Professor Doutor Michel Maffesoli. Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (2013), sob a orientação da Professora Doutora Ana Luíza Carvalho da Rocha. Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais (ULBRA - 2009) e Especialista em Terapia Individual, Familiar e de Casal (Instituto das Família de Porto Alegre - INFAPA - 2012). Atualmente é professora nos cursos de Serviço Social, Ciências Sociais, Gestão Pública, Responsabilidade Social e Sustentabilidade e Direitos Humanos nas Relações Étnicos-Raciais, Gênero e Diversidade, da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. pesquisadora colaboradora do Laboratório de Linguagens e Tecnologias/Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Universidade FEEVALE/RS e pesquisadora associada ao Banco de Imagens e Efeitos Visuais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BIEV/UFRGS). É membro da Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil em Porto Alegre. Como pesquisadora desenvolve estudos sobre seguintes temas: juventudes, produção do espaço urbano, memória, territorialidade, trabalho, conflito, sociabilidade, trajetórias sociais, violências, políticas públicas e gestão social, direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, socioambiental.

Referências

ANDRADE, Rosane de. Fotografia e Antropologia: Olhares Fora-Dentro, São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia de rua: estudos de antropologia urbana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Premissas para o estudo da memória coletiva no mundo urbano contemporâneo sob a ótica dos itinerários urbanos e suas formas de sociabilidade. Iluminuras: Série do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, Vol. 2, nº 4. Porto Alegre: Banco de Imagens e Efeitos Visuais, PPGAS/UFRGS, 2001.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia: saberes e práticas. Iluminuras Revista Eletrônica do BIEV/PPGAS/UFRGS, v. 31, p. 1, 2008.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio (Org) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1987.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

BARBOSA, A. P. A Grande Cruzeiro: A região e a cidade a cidade e a região – Experiências, Narrativas e Reflexões a partir de um Estudo Etnográfico. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 54, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.106729. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/106729. Acesso em: 28 mar. 2024.