Os Bois de Carne e Osso, as Vacas Sintéticas e o Pixo Urbano: Quando a estética de rua afronta a ética da “obra de arte” na cidade de Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.103895

Palavras-chave:

Bois. Arte Urbana. Naufrágio. Desastre. Amazônia Paraense.

Resumo

Resumo: Buscamos compreender os dilemas em torno da ação de uma artista que pixou a palavra “NAUFRÁGIO” no corpo sintético de uma das vacas da CowParade Belém 400 anos, evento internacional de arte na rua que aconteceu na capital do estado do Pará, no ano de 2016. A pixação enquanto uma agência de significativa inserção ético-estética conectou dois episódios de grande impacto no contexto paraense: 1. O episódio envolvendo “bovinos” chamado CowParade, no qual 50 vacas de fibra de vidro foram customizadas por artistas locais e expostas na cidade. 2. O naufrágio de um navio carregado de bois vivos no porto de Vila do Conde a poucos quilômetros de Belém, que matou milhares de bovinos (resultando em 2.450 toneladas de carcaças) num grande desastre socioambiental com repercussões econômicas sérias para as comunidades locais, já que os resíduos do desastre (carcaças e óleo) confundem as ordens do limpo e do sujo, do lixo e do asseio nas paisagens, impossibilitando o curso normal da vida no mundo urbano.

Palavras chave: Bois. Arte Urbana. Naufrágio. Desastre. Amazônia Paraense

 

 

FLESH AND BONES BULLS, SYNTHETIC COWS AND URBAN TAG-GRAFFITI:

WHEN STREET AESTHETICS AFFRONTS HE ETHICS OF A “WORK OF ART” IN THE CITY OF BELÉM (PA).

 


Abstract: We look to comprehend the dilemmas surrounding the act of an artist of tag-graffitiing the word “SHIPWRECK” in a synthetic body of one of the cows taking part in the Belém 400 years’ CowParade, an international street art event which happened in the capital of the state of Pará, in 2016. The tag-graffiti as an agency of significant ethic-aesthetic insertion that connected two episodes of big impact in the context of Para: 1. The episode involving “bovines” called CowParade, in which 50 glass fibre cows were customized by local artists and exposed in the city. 2. The shipwreck of a ship loaded with living bulls in the port of Vila do Conde few kilometres away from Belém, which killed thousands of bovines (resulting in 2.450 tons of carcasses) causing a huge socio-environmental disaster with serious economic repercussions for the local communities since the residues of the disaster (carcasses and oil) confuse the orders of clean and dirty, garbage and cleanliness in the landscapes, making normal life in the urban world impossible.

Keywords: Bulls. Urban art. Shipwreck. Disaster. Paraense Amazon

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Biografia do Autor

Flávio Leonel Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), com Especialização em Ecologia Humana (UNISINOS, 1993). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Pós-Doutorado em Antropologia (UFRGS, 2019). É professor Associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/PPGSA. Atua especialmente nos campos da Antropologia da Paisagem, com ênfase nas discussões sobre Cidade, Memória, Imaginário, Patrimônio e Ruína. Atualmente dedica-se ao estudo das relações entre humanos e não-humanos na Amazônia. É autor de diversos artigos e capítulos de livros. É bolsista de produtividade do CNPq.

Petronio Medeiros Lima Filho, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA

Doutorando em Ciências Humanas - Antropologia pelo programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Mestre em Ciências Sociais - Antropologia - (PPGSA) 2014. Graduado em História - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal do Pará (2003). Trabalha atualmente no Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas da Superintendência Regional do INCRA SR01 em Belém, na produção de Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação - RTID de territórios de comunidades quilombolas. Trabalha ainda como professor na Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC. Tem experiência na área de Antropologia política, Antropologia das populações afrodescendentes, e relações étnico - raciais. E na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades quilombolas, história regional, cultura popular.

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Lista de Referencias de Imagens:

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Imagem 2: Fonte: Nº 38 Galeria das Vacas - Realizador: Extrafarma Artista: Patrick Sandre Obra:Vakayapó Endereço:Icoaraci - Orla, Rua Siqueira Mendes, Próx. à Feira do Artesanato do Paracuri. Fonte: http://www.cowparade.com.br/pa/

Imagem 3: Fonte: Nº 21 Galeria das Vacas - Realizador: Extrafarma Artista: Jocatos Obra: Noites Brancas Endereço: Codem Tribunal, Av Nazaré, Esquina com Tv - Quintino Bocaiuva.

Imagem 4: Hiperlink para video do momento da pixação.

Imagem 5: Colida em 09/09/2019 do site: Etetuba - arte e resistência cultural: https://etetuba.blogspot.com/2016/09/arte-e-lugar-de-protesto-alguns-dados.html

Imagem 6: Hiperlink para video do momentodo Naufrágio.

Imagem 7: Hiperlink para video da reportagem 6 meses após o naugrágio.

Imagem 8: : Hiperlink para video da reportagem 2 anos após o naugrágio.

Imagem 9: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “Jornal Pelicano” (Foto: Renato Pereira/ Arquivo pessoal), endereço eletrônico: https://www.jornalpelicano.com.br/2015/10/embarcacao-com-5000-bois-aderna-e-afunda-no-para/

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Imagem 11: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “Parcifal 5.8”, endereço eletrônico: http://pjpontes.blogspot.com/2015/10/a-tragedia-do-haidar.html

Imagem 12: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “Rural book”, endereço eletrônico: http://ruralbook.com.br/navio-aproximadamente-5000-bois-afunda-em-vila-conde/

Imagem 13: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “Parcifal 5.8”, endereço eletrônico: http://pjpontes.blogspot.com/2015/10/a-tragedia-do-haidar.html

Imagem 14: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “UOL” (Fonte: Ascom/Adepará), endereço eletrônico: https://canalrural.uol.com.br/noticias/secretaria-para-recebe-plano-acao-para-porto-barcarena-59745/

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Imagem 16: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: Cut Pará, endereço eletrônico: https://pa.cut.org.br/noticias/empresas-terao-15-dias-para-retirar-navio-haidar-do-rio-80ef

Imagem 17: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “Direitos dos Animais”, endereço eletrônico:

http://direitosdosanimais.org/website/noticia/show.asp?pgpCode=99013A5D-3CE4-74DC-CBD8-682A6ABCA2A4

Imagens 18: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “Revista Veja”, Centenas de animais mortos são levados pelo rio Pará até a praia de Vila do Conde, onde ficam encalhados na areia, parte do gado já foi retirado da praia, que está interditada. Um navio de bandeira libanesa Haidar tombou na terça-feira (6) no cais do porto de Vila do Conde, em Barcarena, nordeste do Pará (VEJA.com/Reuters). Endereço eletrônico: https://veja.abril.com.br/brasil/desafio-no-para-como-tirar-4-600-bois-do-fundo-do-rio/

Imagem 19: Fonte: Imagem colida em 09/09/2019 do sitio: “Carajas tudo de bom”, (foto Tarso Sarraf, O Liberal), endereço eletrônico:http://www.carajastudodebom.com.br/noticia/para/001268760/cdp-nao-tem-plano-para-resgate-de-bois-em-barcarena

Imagem 20: Colido em 30/07/2019, fonte site: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/fonte-marcel-duchamp/

Sites relevantes:

Critica a Cowparade

http://laborativo.blogspot.com/2012/09/banksy-vs-cow-parade-os-limites-da-arte.html

http://paulofontelesfilho.blogspot.com/2016/09/claudio-carvalho-cow-parade-estrategia.html

História da CowParade

https://brasiledesenvolvimento.wordpress.com/2012/02/18/historias-do-desfile-da-vaca/

Site oficial da CowParade Belém:

http://www.cowparade.com.br/pa/

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

ABREU DA SILVEIRA, F. L.; LIMA FILHO, P. M. Os Bois de Carne e Osso, as Vacas Sintéticas e o Pixo Urbano: Quando a estética de rua afronta a ética da “obra de arte” na cidade de Belém (PA). ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 54, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.103895. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/103895. Acesso em: 18 abr. 2024.