Chamada de artigos: Primeiro Semestre de 2018 - Edição nº 46 da Revista Iluminuras

2017-12-12

Os processos de produção e circulação de imagens em sociedades plurais, complexas e contemporâneas são o foco do número 46 da Revista Iluminuras, intitulado Imagem e Descolonização: imaginários plurais em movimento. Os artigos aqui reunidos buscam suscitar reflexões no campo da antropologia da imagem em diálogo com os estudos descoloniais, a partir de abordagens interculturais, heterológicas e interdisciplinares. Pretende-se contribuir no reconhecimento e debate acerca de narrativas pluriversais, experiências de antropologia compartilhada, circuitos imagéticos e de arte contra-hegemônicos, seus deslocamentos, fluxos e dinâmicas de produção, espaços e plataformas de inscrição e circulação, sua ecologia, sentidos e significados, seus regimes de agência nas sociedades contemporâneas. Interessam estudos que analisem imagens e narrativas mobilizadas nos mais variados suportes: das artes visuais, do cinema, da fotografia e som, das intervenções urbanas, da literatura, dos monumentos e arquitetura, bem como categorias e conceitos focalizados em seus aspectos dinâmicos e operatórios, enunciados por alteridades diversas e desde múltiplas perspectivas políticas, lingüísticas e disciplinares, postos em movimento sob novas formas e constelações, disputando outros sentidos e significados. De modo complementar, esperam-se reflexões acerca das relações globais de orientação sul-sul e latino-americanas, da memória, poética, dramática e eticidade das migrações, das diásporas, das ecologias e manifestações culturais femininas, de gênero, ameríndias, afro-brasileiras e seus deslocamentos em contextos urbanos. Imagem e descolonização pretende um diálogo aberto e sensível às inovadoras vias de compreensão de imaginários plurais em movimento.

Organizadora:

Ana Elisa de Castro Freitas (UFPR)

Diretrizes para Autores: Serão aceitos artigos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, espanhol, inglês, francês e em línguas indígenas, sendo a correção lingüística de responsabilidade do autor. A seleção dos artigos toma como referência sua contribuição à Antropologia Social e áreas afins e, à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e encaminhados à editoria, através do e-mail: iluminuras@ufrgs.br com cópia para  anaelisa.freitas.ufpr@gmail.com

Data limite para envio de propostas: 16 de fevereiro de 2018.