Chamada de artigos: Segundo semestre de 2021 - Edição 58 da Revista Iluminuras

2020-07-15

Este número de Iluminuras focará nas relações entre os estudos de gênero e da imagem. Interessa-nos reunir trabalhos que abordem questões relacionadas às identidades de gênero, suas apresentações e representações, reflexões sobre sexualidades, mas também sobre política, direitos, ativismos e movimentos sociais, mulheres, homens, intersexs, pessoas cis, pessoas trans, pessoas não-binárias, masculinidades, feminilidades etc. A partir de reflexões sobre a arte, o cinema, a fotografia, o desenho. Ou o contrário.

Buscamos trabalhos que olhem para as imagens considerando suas diversas posicionalidades nas produções e análises, refletindo sobre suas implicações, limitações e potencialidades.

Considerando as assimetrias de gênero cada vez mais evidenciadas nas produções imagéticas e compreendendo o conceito de interseccionalidade como chave na compreensão de opressões articuladas entre gênero, raça e classe social, o presente dossiê convoca pesquisadores e pesquisadoras a discutirem as desigualdades nos processos de captação, produção e exposição de trabalhos imagéticos. Interessa-nos ainda, as reflexões em torno dos processos de objetificação dos papéis de gênero nos discursos (áudio)visuais, bem como as pesquisas etnográficas em torno de artistas e coletivos que oferecem uma mirada crítica sobre tais leituras.

 

Contato:

Barbara Copque (UERJ): barbara.copque@gmail.com

Fabiene Gama (UFRGS): fabienegama@gmail.com

Fernanda Rechenberg (UFAL): fernandarechenberg@gmail.com

 

 

O prazo de envio é até 30 de junho de 2021. Esta publicação esta prevista para ser lançada em setembro de 2021.

Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e submetidos em https://seer.ufrgs.br/iluminuras/about/submissions#onlineSubmissions.

Além do envio online, as colaborações devem ser enviadas para a Revista Iluminuras <iluminuras@ufrgs.br> com cópia para os emails barbara.copque@gmail.comfabienegama@gmail.com e fernandarechenberg@gmail.com

Importante: É requerido que todas as submissões incluam o id ORCID (https://orcid.org) para cada um dos autores e coautores, tanto para os artigos como para as categorias de fluxo contínuo.