Chamada de artigos: Primeiro semestre de 2020 - Edição 53 da Revista Iluminuras

Como apreender tempos, histórias e conhecimentos por imagens no campo das ciências sociais? A experiência de uma imagem deve levar em conta sua presença como resíduos, memórias, imaginação de uma história do passado, bem como a de uma profecia. Imaginar – como um gesto produtor de imagens e de histórias – é também aquilo capaz de evidenciar o anacronismo dos tempos e do saber das imagens. 
 
Este dossiê, intitulado Antropologia das imagens: supervivência dos arquivos e imaginação dos tempos propõe como extensão do GT “Conhecer por imagens: temporalidade, imaginação e arquivo”, da XIII RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul, aprofundar investigações em torno da experiência das imagens e com as imagens como lugar de imaginação, de memória e de significação do mundo e das coisas do mundo. O objetivo é abrir novas questões em torno de temas engajados a estudos contemporâneos dedicados a pensar experiências com arquivos de imagens tais como: os das “imagens do futuro” (produção de registros do que ainda não aconteceu, como imagens da ciência, da técnica, do design) ou das imagens anônimas ou “órfãs” – acumulados de imagens destituídas de memória ou identificação, como fotografias vernaculares de família, cartões-postais, diapositivos de viagens, cartas, filmes de família em condição de  abandono – e ainda as imagens que constituem os “arquivos do novo” (daquilo que ainda não é perpassado pelo tempo), entre outras experiências visuais.
 
Dedicado a estas reflexões, este dossiê constitui-se como forma de contribuir para aprofundar uma epistemologia e heurística do visual no campo das ciências humanas, em especial o campo da antropologia da imagem.
 
Coordenação e organização: Fabiana Bruno (LA’GRIMA-UNICAMP) e Oscar Guarín Martinez (SENSOLAB- JAVERIANA)
 
 

Diretrizes para Autores: Serão aceitos artigos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, espanhol, inglês, francês e em línguas indígenas, sendo a correção linguística de responsabilidade do autor. A seleção dos artigos toma como referência
sua contribuição à Antropologia Social e áreas afins e, à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.


Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e submetidos em https://seer.ufrgs.br/iluminuras/about/submissions#onlineSubmissions, aĺém do encaminhamento à editoria, através do e-mail: iluminuras@ufrgs.br com cópia para Fabiana Bruno – fabybruno@uol.com.br

 

Importante: Neste número da revista é requerido que todas as submissões incluam o id ORCID (https://orcid.org) para cada um dos autores e coautores, tanto para os artigos como para as categorias de fluxo contínuo.

 

Data limite para envio de propostas: 31 de janeiro de 2020