Ponderações sobre uma arte postal de cunho político na América Latina

Autores

  • Charlene Cabral Pinheiro

Resumo

O presente texto discute a extensão e os limites da questão política na arte postal latino-americana das décadas de 1960 a 1980. A palavra política é aqui entendida em seu significado ativista, consonante com a forma usualmente presente na historiografia da arte sobre o assunto. Em interlocução com alguns autores, propomos uma problematização dessa ideia, desejando abrir a discussão para outras importantes potências da arte postal do sul, relativas a políticas e poéticas de sentidos menos determinados.

Palavras-chave: Arte postal. América Latina. Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charlene Cabral Pinheiro

Bacharel em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua como curadora, produtora cultural e pesquisadora em artes visuais. Entre 2015 e 2016 integrou, como pesquisadora bolsista PIBIC-CNPq, o grupo “p.a.r.t.e.s.c.r.i.t.a. - Textos Literários e seus contextos na Arte Contemporânea: livro, palavra e imagem”, coordenado pela Prof. Dra. Elida Tessler, recebendo o Prêmio Jovem Pesquisador do Salão de Iniciação Científica da UFRGS 2016 por sua pesquisa prático-teórica sobre arte postal. Em 2017 fez parte, como pesquisadora bolsista BIC-UFRGS, do grupo “Artistas viajantes: itinerários entre o passado e a contemporaneidade”, coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Veras.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Pinheiro, C. C. (2018). Ponderações sobre uma arte postal de cunho político na América Latina. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 3(3), 70–85. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/85555

Edição

Seção

Artigos