Frederico Morais: crítica de arte a serviço da emancipação

Autores

  • Victor Velu Fonseca Zaiden Soares Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O artigo discute série de exposições ocorridas entre as décadas 1960 e 1970 e coordenados pelo crítico de arte e curador Frederico Morais. Os acontecimentos são debatidos à luz do pensamento crítico formulado pelo autor, que tem parte de suas publicações realizadas em concomitância com a organização dos eventos. Isso possibilitou um acompanhamento teórico e prático de sua atuação. Mais do que um inventário de sua trajetória, o que se pretende é uma discussão teórica com fundamento em seu legado.

Palavras-chave: Frederico Morais, crítica de arte, anos 1960 e 1970, exposições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Velu Fonseca Zaiden Soares, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e graduando em Teoria, Crítica e História da Arte na mesma instituição. Atualmente integrante do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq "Contribuição para o mapeamento de vertentes da Historiografia da Arte no Brasil em anais de eventos científicos: 2000-2015". Foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico entre janeiro e fevereiro de 2018 na cidade de Berlim. Participou na organização de eventos acadêmicos na Universidade de Brasília, bem como na produção de residência artística na Casa de Cultura da América Latina (CAL/UnB).

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Soares, V. V. F. Z. (2018). Frederico Morais: crítica de arte a serviço da emancipação. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 3(3), 127–143. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/85507

Edição

Seção

Artigos