Upgrade do Macaco e Metagrafismo: artistas reunidos em busca de uma visualidade não dogmática

Autores

  • Luiza Abrantes da Graça
  • Bianca Knaak Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

No início dos anos 2000 grupos formados por jovens artistas movimentaram a cena urbana de Porto Alegre, como o Upgrade do Macaco, não mais em atividade e o Metagrafismo, que segue atuante. Propomos a investigação desses grupos enquanto caleidoscópios de referências multiculturais e sua busca por uma visualidade não dogmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Abrantes da Graça

Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Desenvolveu no ano de 2012 o Trabalho de Conclusão de Curso um estudo sobre os coletivos de artistas Upgrade do Macaco e Metagrafismo, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Bianca Knaak.

Bianca Knaak, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), curadora, crítica e artista sazonal. Doutora em História (2008) e Mestre em Artes Visuais (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua como docente junto ao Instituto de Artes (IA-UFRGS). Pesquisa e publica sobre relações sistêmicas da arte através de curadorias e grandes exposições, processos de criação e promoção artística no espaço público urbano, e sobre formas de institucionalização da arte contemporânea.

Downloads

Publicado

2015-04-12

Como Citar

da Graça, L. A., & Knaak, B. (2015). Upgrade do Macaco e Metagrafismo: artistas reunidos em busca de uma visualidade não dogmática. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 1(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/48051

Edição

Seção

Artigos