Modo de produção godardiano em Sara Cwynar
Palavras-chave:
Sara Cwynar. Bienal de São Paulo. Alejandro Cesarco. Jean- Luc Godard.Resumo
Ao longo do contato com a arte, formamos um repertório sensível capaz de fazer pequenas conexões entre um e outro trabalho artístico. É pela afinidade e o apelo à nostalgia, que Alejandro Cesarco escolheu os trabalhos que estavam presentes na sua pequena exposição Aos nossos pais que fez parte da 33° Bienal de São Paulo no ano de 2018. Seguindo a mesma lógica do curador-artista e utilizando princípios da partilha do sensível que permeiam os escritos estéticos de Jacques Ranciére, traçamos as conexões entre a obra de Sara Cwynar, artista convidada para a exposição de Cesarco em solos brasileiros, e o cineasta Jean-Luc Godard. Apesar do foco estar na obra exibida na Bienal de São Paulo, Red Film (2018), a análise, para se mostrar necessária e rica em conteúdo, passará por outras obras de Cwynar onde encontramos vestígios da estética godardiana e pela própria obra de Cesarco que referenciava diretamente Godard e se encontrava ao lado da videoarte da artista na exposição. Mas não é somente por meio do choque dialético e da justaposição entre as imagens produzidas tanto pelo cineasta quanto pela jovem artista que encontraremos o fio que une uma estética a outra. O próprio discurso proferido por eles nos mostrará o ponto de intersecção de seus trabalhos. Para os dois, a estética está a serviço do político e possui um discurso ideológico por trás de cada cena vista nas telas dos cinemas ou nas telas dos museus.Downloads
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