Modo de produção godardiano em Sara Cwynar

Autores

  • Caroline Schmidt Patricio UFRGS

Palavras-chave:

Sara Cwynar. Bienal de São Paulo. Alejandro Cesarco. Jean- Luc Godard.

Resumo

Ao longo do contato com a arte, formamos um repertório sensível capaz de fazer pequenas conexões entre um e outro trabalho artístico. É pela afinidade e o apelo à nostalgia, que Alejandro Cesarco escolheu os trabalhos que estavam presentes na sua pequena exposição Aos nossos pais que fez parte da 33° Bienal de São Paulo no ano de 2018. Seguindo a mesma lógica do curador-artista e utilizando princípios da partilha do sensível que permeiam os escritos estéticos de Jacques Ranciére,  traçamos as conexões entre a obra de Sara Cwynar, artista convidada para a exposição de Cesarco em solos brasileiros, e o cineasta Jean-Luc Godard. Apesar do foco estar na obra exibida na Bienal de São Paulo, Red Film (2018), a análise, para se mostrar necessária e rica em conteúdo, passará por outras obras de Cwynar onde encontramos vestígios da estética godardiana e pela própria obra de Cesarco que referenciava diretamente Godard e se encontrava ao lado da videoarte da artista na exposição. Mas não é somente por meio do choque dialético e da justaposição entre as imagens produzidas tanto pelo cineasta quanto pela jovem artista que encontraremos o fio que une uma estética a outra. O próprio discurso proferido por eles nos mostrará o ponto de intersecção de seus trabalhos. Para os dois, a estética está a serviço do político e possui um discurso ideológico por trás de cada cena vista nas telas dos cinemas ou nas telas dos museus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Schmidt Patricio, UFRGS

Graduanda do Bacharelado de História da Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2018 como bolsista de IC no projeto "Arte, história e cultural material: um estudo de selos-cilindros mesopotâmicos" do grupo LEAO (Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental) coordenado pela professora Katia Pozzer.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

Schmidt Patricio, C. (2021). Modo de produção godardiano em Sara Cwynar. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 5(6), 130–143. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/100729

Edição

Seção

Artigos