Desenvolvimento de um questionário de frequência alimentar (QFA-açúcar) para quantificar o consumo de sacarose

Autores

  • Francisca Aurina Gonçalves UFRGS
  • Flavio Pechansky Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas - UFRGS
  • Sonia Maria Blauth de Slavutzky Programa de Pós-graduação em Odontologia Departamento de Odontologia Preventiva e Social - Faculdade de Odontologia - UFRGS

Palavras-chave:

questionário de frequência alimentar, grupo focal, quantificação de açúcar, doenças crônicas não transmissíveis, cárie

Resumo

Introdução: Evidências indicam a relação entre o consumo excessivo de açúcar pela população mundial e o desenvolvimento de doenças crônicas como cárie, obesidade, diabetes e câncer.

Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um QFA que permita quantificar em massa o consumo de açúcar em amostra da população adulta de Porto Alegre, com base na adaptação do QFA-Porto Alegre.

Métodos: A lista de alimentos e o modelo de registro de QFA foram elaborados por meio da abordagem de pesquisa qualitativa denominada grupo focal. A quantificação do açúcar dos alimentos seguiu o método físico-químico de análise de alimentos de Fehling, ou a leitura da tabela de composição de alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O QFA-açúcar foi avaliado por juízes com experiência na elaboração e aplicação de QFA.

Resultados: Dos 135 itens alimentares do QFA-Porto Alegre, o grupo focal selecionou 105 para a quantificação. Dentre estes, 40 alimentos não apresentaram sacarose, 7 alimentos agrupados no mesmo item foram individualizados, 5 itens considerados sem açúcar foram mantidos na lista, 1 item foi acrescentado e 1 foi modificado. Os juízes acrescentaram 4 itens e incluíram legenda referente à unidade de tempo e medidas caseiras médias. O QFA-açúcar final contém 94 itens.

Conclusão: O QFA-açúcar possui relevâncias e limitações, contudo pode ser aprimorado. Encontra-se em processo de reprodutibilidade e validação e, após, poderá ser utilizado em estudos epidemiológicos para investigar a associação entre consumo de açúcar, doenças crônicas não transmissíveis e cárie na população adulta de Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Aurina Gonçalves, UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Saúde Bucal Coletiva

Downloads

Publicado

2012-01-27

Como Citar

1.
Gonçalves FA, Pechansky F, Slavutzky SMB de. Desenvolvimento de um questionário de frequência alimentar (QFA-açúcar) para quantificar o consumo de sacarose. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de janeiro de 2012 [citado 16º de abril de 2024];31(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/23486

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)