Elaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalar

Autores

  • Giovanna Webster Negretto Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA Av. Ramiro Barcelos nº 2350, Farmácia Semi-Industrial, sala 69. Cep: 900356-003, Porto Alegre, RS, Brasil. Contato telefônico: (51) 33327769/ (51) 98259714.
  • Silvia Helena Oliveira de Almeida Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA Av. Ramiro Barcelos nº 2350, Farmácia Semi-Industrial, sala 69. Cep: 900356-003, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Tatiane da Silva Dal Pizzol Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 2752, 2° andar, Cep 90610-000 Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

educação sanitária, material educativo impresso, preparações extemporâneas, pacientes pediátricos

Resumo

 

Introdução: O uso freqüente de medicamentos off-label ou não licenciados na área da pediatria é um problema mundial que ocorre devido à indisponibilidade de formas farmacêuticas adequadas com dosagens apropriadas para a administração em crianças. Durante a internação, tal dificuldade pode ser contornada a partir da derivação de formas farmacêuticas sólidas, originando as chamadas preparações líquidas extemporâneas. Porém, para garantir o uso dos medicamentos após a alta hospitalar mesmo quando a família não pode pagar a manipulação destes, faz-se necessária uma orientação adequada de como realizar a derivação em casa pelo próprio cuidador do paciente. Objetivos: Elaborar e avaliar um material educativo impresso (MEI) para auxiliar na preparação de medicamentos extemporâneos pós-alta hospitalar em pediatria. Métodos: Foi elaborada uma primeira versão de MEI e avaliada por 26 profissionais da saúde por meio do instrumento EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modificado. A partir das contribuições dos profissionais foi elaborada uma segunda versão avaliada por 5 cuidadores de crianças utilizando-se o questionário adaptado de Doak. Resultados: A primeira versão do MEI foi bem aceita pela maioria dos profissionais, onde 80,8% dos participantes consideraram as informações como sendo de qualidade e 67,3% concordaram totalmente com o conteúdo presente no material. A segunda versão obteve 76,4% no domínio compreensão, 90,62% em auto-eficácia e 100% em atratividade, aceitação cultural e persuasão. Conclusões: O MEI demonstrou ser uma ferramenta importante para orientar o preparo e a administração correta de formulações extemporâneas pelos cuidadores dos pacientes pediátricos.

 

 

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Biografia do Autor

Giovanna Webster Negretto, Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA Av. Ramiro Barcelos nº 2350, Farmácia Semi-Industrial, sala 69. Cep: 900356-003, Porto Alegre, RS, Brasil. Contato telefônico: (51) 33327769/ (51) 98259714.

Farmacêutica Bioquímica formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Silvia Helena Oliveira de Almeida, Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA Av. Ramiro Barcelos nº 2350, Farmácia Semi-Industrial, sala 69. Cep: 900356-003, Porto Alegre, RS, Brasil.

Farmacêutica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Mestre em Gestão da Assistência Farmacêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

 

Tatiane da Silva Dal Pizzol, Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 2752, 2° andar, Cep 90610-000 Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2012-01-27

Como Citar

1.
Webster Negretto G, Oliveira de Almeida SH, da Silva Dal Pizzol T. Elaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalar. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de janeiro de 2012 [citado 28º de março de 2024];31(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/23608

Edição

Seção

Artigos Originais