Considerações Sobre Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação em Saúde

Autores

  • Carine Moraes Vignochi UFRGS/ULBRA
  • Carla da Silva Benetti UFRGS
  • Carmem Lúcia Bezerra Machado UFRGS
  • Waldomiro Carlos Manfroi UFRGS

Palavras-chave:

PBL, Educação, Saúde.

Resumo

A aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning – PBL) tem sido reconhecida mundialmente como uma abordagem capaz de promover a aquisição de conhecimentos pelos alunos ao mesmo tempo em que os ajuda a desenvolver habilidades e atitudes profissionais desejáveis. Diferentemente dos métodos convencionais de ensino, que utilizam problemas de aplicação após a apresentação da teoria, o PBL utiliza um problema para iniciar, enfocar e motivar a aprendizagem de novos conceitos. Nessa abordagem, o aluno utiliza diferentes processos mentais, como capacidade de levantar hipóteses, comparar, analisar, interpretar e avaliar, desenvolvendo a habilidade de assumir responsabilidade por sua formação. A metodologia PBL tem se mostrado um instrumento valioso na formação do profissional de saúde, com vantagens sobre o método de ensino tradicional. No entanto, para a sua implantação, há necessidade de um considerável esforço institucional. São necessárias adaptações, tais como mudanças na forma de avaliação, mudanças na forma de ver o papel do docente no processo ensino/aprendizagem, investimentos em infraestrutura, adaptações do ambiente, melhoria das bibliotecas, entre outros. O processo de mudança da educação traz inúmeros desafios como, por exemplo, romper com modelos de ensino tradicional e formar profissionais de saúde com competências que lhes permitam recuperar a dimensão essencial do cuidado: a relação entre humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Moraes Vignochi, UFRGS/ULBRA

Departamento de Fisioterapia, Universidade Luterana do Brasil. Departamento de Pediatria, UFRGS

Carla da Silva Benetti, UFRGS

Departamento de pediatria,UFRGS

Carmem Lúcia Bezerra Machado, UFRGS

Departamento de Medicina Interna, FAMED/UFRGS, Porto Alegre, RS.

Waldomiro Carlos Manfroi, UFRGS

Departamento de Medicina Interna, FAMED/UFRGS, Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

2009-05-12

Como Citar

1.
Vignochi CM, Benetti C da S, Machado CLB, Manfroi WC. Considerações Sobre Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação em Saúde. Clin Biomed Res [Internet]. 12º de maio de 2009 [citado 28º de março de 2024];29(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/6970

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>