COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS)
Palavras-chave:
AIDS, prevenção, adolescentes, marketing socialResumo
Este estudo está alicerçado em três eixos: a questão da AIDS entre os adolescentes, o comportamento sexual desse grupo sob o prisma da prevenção, e o marketing social, questionando a eficiência deste instrumento, enquanto método, para conter o avanço da contaminação da epidemia através do vírus HIV. Objetiva abrir um espaço de reflexão sobre as campanhas de prevenção contra a AIDS, para que se estabeleçam métodos que atinjam os adolescentes. Foi investigado um grupo de jovens estudantes de Ensino Médio de uma Escola
Pública Estadual do município de São Leopoldo (RS), através da técnica de grupo focal. A análise qualitativa dos dados coletados nos depoimentos evidenciou que o olhar dos estudantes, na relação AIDS-marketing social, sugere uma readequação das campanhas divulgadas pela mídia em geral, bem como das campanhas da Secretaria Municipal da Saúde junto às escolas.
De posse desses dados, é possível refletir sobre as ações preventivas e estabelecer novas diretrizes no combate à AIDS.
Unitermos: AIDS; prevenção; adolescentes; marketing social
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).