Cryptosporidium spp. em idosos residentes em instituições de longa permanência no sul do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Idosos, fezes, infecção por protozoários, imunocomprometidos

Resumo

Introdução: A criptosporidiose é uma doença mundial, levando a quadros desde assintomáticos à diarreia grave. O presente estudo teve como objetivo detectar oocistos de Cryptosporidium spp. em idosos residentes em instituições de longa permanência na cidade de Lages, estado de Santa Catarina, Brasil, buscando avaliar a situação da parasitose, relativamente desconhecida na população idosa, foi avaliada por meio de um método diagnóstico fácil e de baixo custo, porém nem sempre realizado na rotina laboratorial.

Métodos: Foram coletadas amostras dos exames Parasitológicos de fezes de 93 idosos residentes em instituições de longa permanência no período de setembro a novembro de 2015.

Resultados: Os oocistos do protozoário foram detectados pela técnica de Ziehl-Neelsen modificada. A positividade para oocistos de Cryptosporidium spp. foi de 6,45% (6/93). Em relação ao sexo, a positividade foi de 8,9% (4/45) para mulheres e 2,1% (2/48) dos homens. Todos os pacientes tinham idade entre 60 e 70 anos. Em relação à consistência fecal, todas as amostras foram descritas como diarreia.

Conclusão: A criptosporidiose é uma infecção parasitária importante e debilitante que afeta os idosos e precisa ser tratada. Os cuidadores devem estar cientes disso, para que tenham cuidados adequados, especialmente de higiene individual e uso de utensílios que podem transmitir a infecção aos demais idosos que residem nessas instituições.

Palavras-chave: Idosos; fezes; infecção por protozoários; imunocomprometidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiléia Marinho de Quadros, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Laboratório de Microbiologia e Parasitologia

Rafael de Lima Miguel, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Laboratório de Microbiologia e Parasitologia

Downloads

Publicado

2018-11-01

Como Citar

1.
de Quadros RM, Miguel R de L. Cryptosporidium spp. em idosos residentes em instituições de longa permanência no sul do Brasil. Clin Biomed Res [Internet]. 1º de novembro de 2018 [citado 7º de julho de 2022];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/83386

Edição

Seção

Artigos Originais