Contato pele a pele entre mãe e recém-nascido e amamentação na primeira hora de vida

Autores

  • Letícia Gabriel Abdala Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil.
  • Maria Luzia Chollopetz da Cunha Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil.

Palavras-chave:

Enfermagem neonatal, salas de parto, recém-nascido, aleitamento materno

Resumo

Introdução: O contato pele a pele (CPP) entre mãe e recém-nascido (RN) é uma intervenção simples, que facilita o processo de transição deste para o meio extra-uterino e favorece o início da amamentação precoce. Este estudo objetivou analisar a prevalência de CPP entre mãe e RN e de amamentação na primeira hora de vida.

Métodos: Estudo transversal, conduzido no centro obstétrico de um hospital universitário no sul do Brasil, em que se observou a interação entre mãe e RN a termo e com peso ≥2500g, durante a primeira hora de vida do neonato (n=111). Utilizou-se estatística descritiva, os testes qui-quadrado, exato de Fisher e correção de Yates para análise dos dados.

Resultados: A prevalência de CPP foi de 81%, enquanto 52% dos RN foram amamentados no período. O tempo médio para iniciar a sucção ao seio foi de 29±11 minutos de vida, sendo que 47% RN sugaram por até 15 minutos, 41% sugaram por 15-30 minutos e apenas 12% sugaram por mais de 30 minutos.

Conclusões: O contato pele a pele favorece o início da amamentação na primeira hora de vida, sendo recomendado como indicador assistencial.

Palavras-Chave: Enfermagem neonatal; salas de parto; recém-nascido; aleitamento materno

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luzia Chollopetz da Cunha, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Enfermagem 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2019-02-19

Como Citar

1.
Abdala LG, da Cunha MLC. Contato pele a pele entre mãe e recém-nascido e amamentação na primeira hora de vida. Clin Biomed Res [Internet]. 19º de fevereiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/82178

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)