Insuflação de gás traqueal como recurso terapêutico em ventilação mecânica invasiva: revisão sistemática

Renata Monteiro Weigert, Maira Tonieto, Priscila Rama, Ivens Willians Silva Giacomassi, Luiz Alberto Forgiarini Junior

Abstract


Introdução: A unidade de terapia intensiva, pacientes que apresentam um grave comprometimento pulmonar, com alterações nos valores fisiológicos de complacência pulmonar, acabam desenvolvendo uma limitação relacionada a volumes pulmonares. Um dos problemas resultantes é a hipercapnia. Para ajudar a reduzir essas alterações, pode-se usar técnicas como a insuflação de gás traqueal (TGI), que atua minimizando o estresse pulmonar, melhorando as trocas gasosas e reduzindo o volume minuto ventilatório e a pressão. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar e descrever o uso de TGI e a sua eficácia na redução da hipercapnia e nos parâmetros da ventilação mecânica invasiva de pacientes críticos.

Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados do SciELO, LILACS, PubMed e MEDLINE, com publicações de 2005 a 2016. Foram identificados um total de 1.437 artigos. Os critérios de elegibilidade foram a utilização do método de TGI isolado ou combinado a outros recursos e a inclusão de desfechos da sua efetividade em amostras experimentais ou humanas que mostravam lesão pulmonar e/ou outras alterações pulmonares, entre elas a hipercapnia.

Resultados: Após a leitura e análise criteriosa dos artigos, 10 estudos foram incluídos nesta revisão. Eles abordavam a eficácia dos métodos de TGI na redução dos níveis de CO2 e as condições para a diminuição dos parâmetros da ventilação mecânica e melhora da mecânica ventilatória.

Conclusão: Os estudos incluídos na presente revisão sugerem que a TGI pode ser uma técnica eficaz quando realizada em complicações pulmonares nos pacientes hipercápnicos com lesão pulmonar. Entretanto, são estudos distintos e controversos, o que compromete a análise dos resultados obtidos para total eficácia do recurso terapêutico.

Palavras-chave: Lesão pulmonar; hipercapnia; fisioterapia


Keywords


Lesão pulmonar; hipercapnia; fisioterapia



Copyright (c) 2018 Renata Monteiro Weigert, Maira Tonieto, Priscila Rama, Ivens Willians Silva Giacomassi, Luiz Alberto Forgiarini Junior

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.