Estudo retrospectivo sobre a prevalência de Streptococcus agalactiae em gestantes em um município do interior do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Luiza Tesser Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves
  • Otávio von Ameln Lovison Laboratório Veranense Ltda. Veranópolis, RS, Brasil Laboratório de Pesquisa em Resistência Bacteriana (LABRESIS), Centro de Pesquisa Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, Brasil.
  • Fernanda Cattani Curso de Biomedicina, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG). Bento Gonçalves, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Streptococcus agalactiae, gestantes

Resumo

Introdução: O Streptococcus agalactiae, também conhecido como estreptococo do grupo B (EGB), é uma bactéria pertencente à microbiota de seres humanos e encontra-se aderido às membranas das mucosas, colonizando principalmente os tratos gastrointestinal e geniturinário.

Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo que envolveu a coleta de dados do Laboratório de Análises Clínicas de Veranópolis (RS), no período de abril de 2014 a fevereiro de 2017.

Resultados: No período estudado, realizaram o exame no referido laboratório 109 gestantes que se encontravam a partir da 27ª semana de gestação, das quais 92 (84,4%) apresentaram resultado negativo e 17 (15,6%) apresentaram resultado positivo para S. agalactiae.

Conclusão: Os resultados demonstram a importância de realizar a pesquisa de S. agalactiae antes do parto, para manter o recém-nascido e a mãe em segurança e sem complicações.

Palavras-chave: Streptococcus agalactiae; gestantes

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

1.
Tesser L, von Ameln Lovison O, Cattani F. Estudo retrospectivo sobre a prevalência de Streptococcus agalactiae em gestantes em um município do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Clin Biomed Res [Internet]. 19º de julho de 2018 [citado 29º de março de 2024];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/77895