Estudo retrospectivo sobre a prevalência de Streptococcus agalactiae em gestantes em um município do interior do Rio Grande do Sul, Brasil

Authors

  • Luiza Tesser Curso de Biomedicina, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG). Bento Gonçalves, RS, Brasil.
  • Otávio von Ameln Lovison Laboratório Veranense Ltda. Veranópolis, RS, Brasil Laboratório de Pesquisa em Resistência Bacteriana (LABRESIS), Centro de Pesquisa Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, Brasil.
  • Fernanda Cattani Curso de Biomedicina, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG). Bento Gonçalves, RS, Brasil.

Keywords:

Streptococcus agalactiae, gestantes

Abstract

Introdução: O Streptococcus agalactiae, também conhecido como estreptococo do grupo B (EGB), é uma bactéria pertencente à microbiota de seres humanos e encontra-se aderido às membranas das mucosas, colonizando principalmente os tratos gastrointestinal e geniturinário.

Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo que envolveu a coleta de dados do Laboratório de Análises Clínicas de Veranópolis (RS), no período de abril de 2014 a fevereiro de 2017.

Resultados: No período estudado, realizaram o exame no referido laboratório 109 gestantes que se encontravam a partir da 27ª semana de gestação, das quais 92 (84,4%) apresentaram resultado negativo e 17 (15,6%) apresentaram resultado positivo para S. agalactiae.

Conclusão: Os resultados demonstram a importância de realizar a pesquisa de S. agalactiae antes do parto, para manter o recém-nascido e a mãe em segurança e sem complicações.

Palavras-chave: Streptococcus agalactiae; gestantes

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-07-19

How to Cite

1.
Tesser L, von Ameln Lovison O, Cattani F. Estudo retrospectivo sobre a prevalência de Streptococcus agalactiae em gestantes em um município do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Clin Biomed Res [Internet]. 2018Jul.19 [cited 2022May19];38(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/77895

Issue

Section

Original Articles