Sobrevida de Pacientes Submetidos a Transplante Alogênico de Medula Óssea

Autores

  • Lillian Gonçalves Campos UFRGS/Faculdade de Medicina, RS
  • Alessandra Aparecida Paz HCPA/Serviço de Hematologia
  • Lucia Mariano da Rocha Silla UFRGS/Faculdade de Medicina, RS
  • Liane Esteves Daudt HCPA/Serviço de Hematologia

Palavras-chave:

Sobrevida, transplante alogênico de medula óssea, doença hematológica

Resumo

Introdução: O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) alogênico é um procedimento que oferece um potencial de cura para doenças hematológicas malignas e benignas. O benefício da técnica está especialmente relacionado ao aumento da sobrevida em pacientes com doadores HLA-compatíveis em cujos casos o tratamento quimioterápico mostrou-se insuficiente ou ineficaz.

Objetivos: Analisar a sobrevida de pacientes que receberam TCTH alogênico aparentado no Serviço de Hematologia Clínica e Transplante de Medula Óssea (SHCTMO) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Métodos: Estudo de coorte prospectiva com análise de sobrevida de pacientes transplantados entre 1994 e 2003.

Resultados: Foram analisados 133 pacientes com idade média de 30,8±14,8 anos com um tempo médio de 26,8 meses entre o diagnóstico e o TCTH. Cinco anos após o transplante, 71 pacientes (53,4%) estavam vivos, 22 pacientes tinham leucemia mieloide aguda (LMA), 54, leucemia mieloide crônica (LMC), e seis padeciam de síndrome mielodisplásica (SMD), sendo que, em 5 anos, a sobrevida foi de 52, 50 e 33%, respectivamente. Dos 26 pacientes transplantados por anemia aplásica (AA), 66,7% tinham idade inferior a 20 anos, e 61,5% dos que tinham mais de 20 anos estavam vivos.

Conclusão: Embora, no nosso estudo, o tempo médio entre o diagnóstico e o transplante tenha sido superior a 2 anos, e embora nossa análise tenha sido apenas estratificada pelo tipo da doença, independentemente do regime de condicionamento ou da fase da doença no momento do TCTH, nossos resultados são superponíveis aos descritos na literatura mundial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-17

Como Citar

1.
Campos LG, Paz AA, Silla LM da R, Daudt LE. Sobrevida de Pacientes Submetidos a Transplante Alogênico de Medula Óssea. Clin Biomed Res [Internet]. 17º de agosto de 2009 [citado 28º de março de 2024];29(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7423

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)