Transtorno por uso de álcool e HIV/AIDS

Autores

  • Jonas Michel Wolf Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.
  • Vagner Ricardo Lunge Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.
  • Evelise Regina Polina Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

Palavras-chave:

TUA, HIV, AIDS, políticas públicas

Resumo

A ingestão de bebidas alcoólicas é um evento socioculturalmente aceito em muitos países. Porém, o consumo frequente e descontrolado deste tipo de bebida configura o transtorno por uso de álcool (TUA). Esta condição causa agravos que podem afetar a sociedade de uma forma geral. O TUA também pode levar os pacientes a contraírem doenças. Entre estas, existe uma relação importante entre TUA e doenças infectocontagiosas, com destaque para a infecção pelo HIV e o posterior desenvolvimento da AIDS. Portanto, a presente pesquisa objetivou realizar uma revisão da literatura sobre as relações entre TUA e HIV/AIDS. A seleção do material científico foi efetuada tendo por base plataformas eletrônicas, tais como: Google Scholar, MEDLINE, LILACS, SciELO, NCBI / PUBMED, Scopus e Science Direct. O entendimento dos fatores relacionados ao TUA, principalmente em pacientes com HIV/AIDS, é de fundamental importância para a formulação e criação de estratégias de políticas públicas que visem reduzir esta possível relação.

Palavras-chave: TUA; HIV; AIDS; políticas públicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

1.
Wolf JM, Lunge VR, Polina ER. Transtorno por uso de álcool e HIV/AIDS. Clin Biomed Res [Internet]. 29º de setembro de 2017 [citado 28º de março de 2024];37(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/71949

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>