Correlação entre a concentração sérica de interleucina-6 (IL-6) e biomarcadores de resistência insulínica em adultos jovens obesos

Luana Oliboni, Jeferson Noslen Casarin, Eduardo Ottobelli Chielle

Abstract


Introdução: O tecido adiposo é um importante órgão endócrino secretor de adipocinas como a interleucina-6 (IL-6), que estimula a produção de proteínas de fase aguda no fígado, conduzindo a um estado inflamatório subclínico associado ao surgimento de comorbidades presentes na obesidade, como a resistência à insulina (RI). O objetivo deste estudo foi avaliar a concentração de IL-6 em jovens obesos, com sobrepeso e de peso normal, correlacionando as concentrações dessa citocina com biomarcadores de RI.

Métodos: Foi conduzido um estudo transversal que envolveu 149 indivíduos: 54 saudáveis (32 mulheres e 22 homens), 27 com sobrepeso (17 mulheres e 10 homens) e 68 obesos (41 mulheres e 27 homens). As medidas antropométricas e as concentrações de IL-6, insulina, hemoglobina glicada e glicose foram determinadas, assim como os cálculos do Modelo de Avaliação da Homeostase (HOMA) e da sensibilidade insulínica (SI).

Resultados: Pacientes obesos mostraram níveis de IL-6, glicose, insulina e HOMA significativamente superiores e redução da SI quando comparados com pacientes de peso normal. Correlações positivas foram observadas entre IL-6, glicose, insulina e HOMA.

Conclusão: Este estudo sugere que a IL-6 pode ter um papel-chave no desenvolvimento da RI em obesos e que o aumento de sua produção pode contribuir para a inflamação do tecido adiposo e interferir significativamente na atividade da insulina. Embora mais estudos clínicos sejam necessários para elucidar os reais mecanismos de interferência da IL-6 sobre a SI, sugere-se que essa citocina poderá ser, no futuro, uma determinação importante para avaliar e monitorar a RI em obesos jovens.

Palavras-chave: Citocina; obesidade; diabetes; insulina


Keywords


Cytokine; obesity; diabetes; insulin



Copyright (c) 2016 Clinical & Biomedical Research



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.