Efeito de diferentes programas de atividade física na fase de abstinência do tratamento de dependentes de crack

Autores

  • Aline Rosana Giardin Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Fernanda Franz Willhelm Residência Integrada Multiprofissional em Saúde de Porto Alegre
  • Regina Salazar Sikilero Serviço de Recreação Terapêutica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

exercício físico, dependência química, drogas, atividade física

Resumo

Introdução: O exercício físico sistematizado é fator fundamental durante o tratamento da dependência química auxiliando na melhora do humor. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre diferentes protocolos de exercício físico e humor de pacientes em tratamento contra a dependência de crack internados durante o período de abstinência.

Métodos: Série de casos com 14 pacientes internados na Unidade Álvaro Alvim do Hospital de Clínicas de Porto Alegre para tratamento da adição de crack. As intervenções foram realizadas através da aplicação de três diferentes protocolos de exercícios físicos (aeróbico simples, resistência simples com intervalo, não aeróbico com intervalo ativo) com duração de 1 hora cada, aplicados em diferentes dias, de forma sequencial. Para a coleta dos dados de humor, utilizou-se a versão brasileira da Escala de Humor de Brunel (BRUMS).

Resultados: A amostra apresentava idade média de 26±6anos, com 5,9±4,3 anos de uso de crack. Foram encontradas aumento da raiva após o treino aeróbico simples e diminuição da depressão, tensão e aumento de vigor após o treino não aeróbico com intervalo ativo.

Conclusão: exercício físico não aeróbico com intervalo ativo foi o tipo de atividade que apresentou melhores resultados na comparação entre pré e pós-treinos. A melhora no humor de pacientes em tratamento para adição pode ser uma importante ferramenta para fortalecer a adesão ao tratamento e também garantir a abstinência do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

1.
Giardin AR, Willhelm FF, Sikilero RS. Efeito de diferentes programas de atividade física na fase de abstinência do tratamento de dependentes de crack. Clin Biomed Res [Internet]. 25º de março de 2015 [citado 18º de abril de 2024];35(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/50487

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)