Glycated hemoglobin in the early diagnosis of diabetes in a population sample from Xangri-Lá, Brazil

Authors

  • Nilton Leite Xavier Prof. Associado Famed/ UFRGS
  • Carlos José Goi Jr Doutorando da FAMED/ UFRGS Bolista de Iniciação Científica
  • Geórgia Xavier Barbieri Acadêmica de enfermagem da UFRGS. Bolsista de iniciação científica
  • Pâmela Monique Campos Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família, em Xangri-Lá, RS. BR.

Keywords:

Diabetes mellitus, glycated haemoglobin, screening

Abstract

Introdução: Em 2010 aAssociação Americana de Diabete confirmou o uso da hemoglobina glicada (A1c) como exame diagnóstico de diabetes mellitus, com valores ≥ 6,5%. A A1c como alternativa para o diagnostico de pré-diabete com limiar entre 6 a 6,4%. Para avaliar a prevalência de pré e diabete, entre assintomáticos, usou-se a A1c e sua correlação com fatores de risco.

Métodos: estudo transversal de base populacional, com inclusão entre agosto/2012 e julho/2013. Os participantes residem no município de Xangri-Lá e têm entre 30 e 69 anos. As variáveis são: A1c, índice de massa corporal (IMC), idade, história familiar de diabete e escolaridade. Coletou-se sangue, não exigindo jejum, para dosagem da A1c utilizando-se a avaliação por cromatografia líquida de alta performance, de troca iônica: Variant II Turbo – BioRad..

Resultados: incluímos 328 indivíduos e 31 têm A1c ≥ 6,0%, resultando em um prevalência de 9,5% .  Os fatores de risco para A1c ≥ 6% foram obesidade (IMC ≥ 30 kg/m²), p=0,001; idade ≥ 50 anos, p=0,04; presença de historia familiar de diabete, p=0,01 e até 5 anos de estudo, p=0,02.

Conclusão: Demonstramos que a obesidade, na faixa etária do estudo, a idade a partir de 50 anos e a baixa escolaridade, foram associadas com A1c ≥ 6,0% e compatível com indivíduos com pré-DM e DM assintomáticos, no município de Xangri-lá.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nilton Leite Xavier, Prof. Associado Famed/ UFRGS

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia

Serviço de Mastologia

Published

2014-06-19

How to Cite

1.
Xavier NL, Goi Jr CJ, Barbieri GX, Campos PM. Glycated hemoglobin in the early diagnosis of diabetes in a population sample from Xangri-Lá, Brazil. Clin Biomed Res [Internet]. 2014Jun.19 [cited 2022May20];34(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/46078

Issue

Section

Original Articles