Características Clínicas e epidemiológicas de pacientes com tuberculose na cidade com a maior incidência da doença no Brasil [Clinical and epidemiological characteristics of patients with tuberculosis in the city with the highest incidence of the disease]

Kenia Brum Costa, Carlos Eduardo Fortes Silva, Andreza Francisco Martins

Abstract


Introdução: O controle da tuberculose é um grave problema de saúde pública. É nos países de baixa e média renda, como no Brasil, que ocorre 95% das mortes causadas pela tuberculose. O nosso país está entre as 22 nações que são responsáveis por 80% da população infectada pelo Mycobacterium tuberculosis.

Objetivo: Descrever o perfil dos casos de tuberculose no município de Alvorada, RS e os fatores associados com a recidiva da doença e o abandono do tratamento.

Métodos: Estudo retrospectivo do período de 2008 a 2010 que avaliou o perfil dos novos casos de pacientes com tuberculose no município de Alvorada através da análise de prontuários. A associação entre as variáveis foi determinada pelo teste Qui-quadrado ou Teste Exato de Fisher com auxílio do SPSS 13.0.

Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 37,7 (DP ± 14,8) anos, sendo 73% do sexo masculino. Declararam-se tabagistas 50,6% dos pacientes, 41,6% faziam uso de bebida alcoólica e 20,6% uso de drogas. A forma clínica predominante foi a pulmonar e 41 pacientes apresentaram sorologia positiva para HIV. A cura ocorreu em 75,9% dos casos, 4,6% foram a óbito, 16,6% abandonaram o tratamento. A taxa de recidiva durante o período estudado foi de 6,6% em toda população.

Conclusão: Os resultados ressaltam a importância do correto tratamento da tuberculose visto que a região estudada não atingiu as metas de cura preconizada pela OMS.


Keywords


tuberculose, abandono de tratamento, recidiva da doença



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.