Dieta de baixo índice glicêmico e redução ponderal em adultos: revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados

Sibele Picolotto Bueno, Flávia Moraes Silva

Abstract


Introdução: O excesso de peso é um problema de saúde pública e importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis. As intervenções dietéticas podem ser estratégias eficazes na promoção de perda ponderal.

Objetivo: Revisar a literatura científica referente ao efeito das dietas de baixo índice glicêmico (BIG) na perda ponderal de adultos com excesso de peso.

Métodos: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (ECR) identificados nas bases de dados Medline, Scopus, Embase e Cochrane (língua portuguesa, inglesa e espanhola) até fevereiro/2013, através de termos de indexação relacionados ao fator em estudo (dieta de BIG), ao desfecho (perda ponderal) e ao delineamento (ECR). Foram incluídos estudos conduzidos em adultos, independente da duração, que tenham comparado à perda ponderal promovida por dieta de BIG e dieta controle. Os dados foram extraídos por meio de ficha padronizada e a qualidade metodológica dos ECR foi avaliada.

Resultados: Foram identificados 815 artigos, dos quais 29 estudos preencheram os critérios de inclusão dessa revisão. Sete deles demonstraram diferença significativa na perda ponderal entre as dietas em comparação. A dieta de BIG promoveu maior perda ponderal em comparação à dieta de alto índice glicêmico (AIG) em quatro estudos, sendo a magnitude do efeito pequena (<3%).

Conclusão: Perda ponderal de fraca magnitude (<3%) foi observada com dietas de BIG em comparação a dietas de AIG na minoria de estudos incluídos nessa revisão sistemática. Ensaios clínicos bem delineados e que tenham como desfecho primário a perda ponderal poderão elucidar o real benefício de reduzir o índice glicêmico das dietas na orientação dietética de indivíduos com excesso de peso.


Keywords


índice glicêmico, dieta, perda de peso, revisão sistemática.



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

 

 

Apoio Financeiro:

 


Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.