Inventário de expectativas de resultados em usuários de crack (IERUC): construção e validação

Rosemeri Siqueira Pedroso, Partinobre Brito Freitas, Katiane Secco, Paula Carvalho Gonçalves, Gabriel Soares Ledur Alves, Letícia Leite, Paola Lucena Santos, Marcelo Rossoni Rocha, Renata Brasil Araujo, Maria da Graça Tanori Castro

Abstract


Objetivos: Desenvolver e validar uma escala que avalie as expectativas de resultados em usuários de crack internados.

Método: Estudo transversal, com amostra por conveniência. Inicialmente os itens do IERUC surgiram de frases de usuários divulgadas pela mídia e das falas de usuários de crack internados. Apareceram 41 frases, foram selecionadas 25 e submetidas a um grupo focal de 15 usuários de crack, os quais apontaram 18 frases. Um grupo de sete juízes especialistas em dependência química avaliou os 18 itens e aprovou 17, em cinco fatores teóricos.

Resultados: Na validação semântica e psicométrica, o IERUC com 17 itens e cinco fatores foi aplicado em 170 homens internados, usuários de crack e após a análise fatorial a escala resultou 14 itens, distribuídos em quatro fatores, versão final apresentada neste estudo.

Conclusões: Os resultados satisfatórios de validade e confiabilidade do IERUC definiram boas propriedades psicométricas, com base em um modelo de quatro fatores que avaliam as expectativas de resultados relacionadas ao uso de crack.

Keywords


expectativas de resultados; escala; construção; validação; crack.



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.